Pegadinhas nas letras miúdas, datas indisponíveis, ausência de SAC, empresas fantasmas, serviços com péssimo atendimento, informações com duplo sentido, etc. Com todos esses riscos, será que ainda vale a pena aproveitar as promoções tentadoras dos sites de compras coletivas?
Nesta segunda (17/09/12) organizamos um debate realizado via Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate e foram lançadas 8 questões que foram amplamente comentadas por centenas de participantes, blogueiros, turismólogos e viajantes.
Vejam as perguntas que fizemos:
P1 – Você acha que os preços das viagens nos sites de compra coletiva realmente valem à pena? Por quê?
P2 – Você já comprou algum pacote de viagem em sites de compra coletiva? Conte como foi sua experiência.
P3 – Os sites de compra coletiva são a melhor forma de divulgar um destino, hotel, restaurante, etc?
P4 – Se você tivesse um estabelecimento turístico, você colocaria em promoção nos sites de compra coletiva?
P5 – Você já utilizou os sites de compras coletivas internacionais durante viagens no exterior? São mais confiáveis que os nacionais?
P6 – Como é o atendimento e o serviço dos estabelecimentos que você já utilizou com as compras coletivas?
P7 – Compras Coletivas: quais cuidados você tem na hora da compra? O que recomenda para os amigos não caírem em furadas?
P8 – Links, posts e demais conteúdo interessantes sobre o tema! Fiquem a vontade de compartilhar.
O que foi falado no debate
Todos nós sabemos que o mercado consumista abusa do impulso das pessoas na hora da compra. Quem nunca se deixou levar por um cartaz escrito “SALE” ou “50% OFF” que atire a primeira pedra. É a mesma tática que os sites de compras coletivas utilizam.
O usuário que não pesquisa antes de comprar acaba se rendendo a tentação e efetua a compra sem ao menos ler o regulamento. Normalmente esses sites trabalham com datas de pacotes de baixa temporada ou entressafra de temporadas. E é exatamente o momento que muita gente não pode viajar, por “N” motivos.
É preciso tomar muito cuidado com essas ofertas. Em alguns casos vale a pena, outros não. #TurismoEmDebate
— Viagem em Cena (@viagememcena) September 18, 2012
O Guilherme, do blog Viajando com Eles, fez uma ótima observação. Muitas das vezes os pacotes vendidos nos sites de compras coletivas possuem o mesmo preço das agências de turismo.
R1 – As vezes. Já vi muitas ofertas que estavam o mesmo preço no site da agência de viagem. #TurismoemDebate
— Quero Viajar Mais ✈ (@queroviajarmais) September 18, 2012
Em muitos dos casos, essas ofertas servem para aqueles que não têm paciência de montar seu próprio roteiro. Aproveitando bem as promoções das empresas aéreas e visitando os sites dos hotéis, muitas das vezes é possível fazer a mesma viagem pagando MENOS do que os valores anunciados nas compras coletivas.
@ecoturis esse é meu maior medo de comprar viagens através dos sites coletivos; vagas limitadas e datas que não poderei ir. #TurismoemDebate
— Mirella – mikix.com (@mikix10) September 18, 2012
Digamos que o preço estava realmente bom e você tenha comprado uma oferta. O próximo passo é estar preparado para receber um atendimento diferenciado dos estabelecimentos. Mas não é para melhor! Muitas das vezes que comprei algumas ofertas fui tratado de forma diferente. Já teve casos de eu tomar o refrigerante em copo de plástico porque não era um “cliente normal”.
Hoje em dia não compro mais em sites de compras coletivas sem antes ter certeza ABSOLUTA que eu esteja realmente precisando do serviço/produto. Os participantes do debate deixaram algumas dicas importantes. Vejam abaixo:
https://twitter.com/karlalarissa/status/247864166881296385
R7- Pedir opinião de amigos e verificar nos sites de reclamações tipo o reclameaqui se a empresa cumpre com o que promete. #TurismoemDebate
— Ecoturis (@ecoturis) September 18, 2012
R7 – Ler TUDO e guardar todos os comprovantes, salvar as telas, entrar em contato com as empresas… #TurismoemDebate
— Quero Viajar Mais ✈ (@queroviajarmais) September 18, 2012
A AVIESP tem um post muito interessante contando um caso onde uma agência fez uma reserva de um hotel que nem existia. O site Consumidor Consciente dá dicas antes de fazer as compras nos sites coletivos, e o blog da FUNIBER explica como os sites de compras coletivas utilizam estratégias erradas na fidelização dos clientes para os seus anunciantes. E hoje ainda teve uma notícia fresquinha no site da Folha de São Paulo: Groupon é multado em R$ 1,4 milhão no Paraná.
Por fim, gostaria de agradecer ao Jonathan, do blog Eu Vou de Mochila, pela ajuda com as perguntas e a divulgação. O meu muito obrigado a todos que participaram também!
Sobre a Blogagem Coletiva: Turismo em Debate
O Turismo em Debate é uma Blogagem Coletiva Social com o objetivo de promover melhorias no turismo nacional. Durante todo o ano de 2012 iremos debater sobre temas relacionados ao turismo, com um tema por mês.
Para quem não acompanhou o debate no Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate, basta ler o documento que salvamos com tudo que foi falado logo abaixo.
Dica: Navegue de trás para frente para entender melhor o debate.
Vários blogs estão participando desta Blogagem Coletiva. Participe você também e faça parte das mudanças que estão por vir. Leiam também alguns posts abaixo:
– Compartilhe Viagens: Compras coletivas: saiba o que fazer para comprar pacotes de viagens ou hospedagem com descontos e segurança (ótimas dicas!)
– Aprendiz de Viajante: Compras Coletivas de Viagens – 5 Cuidados na Hora de Comprar
– Blog Finestrino: Sites de compra coletiva. Vale a pena comprar uma viagem?
– Dicas e Roteiros de Viagem: Costão do Santinho de Compra Coletiva
– Across the Universe: Site de compra coletiva para viagens: economia ou cilada? (vale a pena ler os comentários)
– Dondeando por Aí: Compra coletiva de viagem internacional funciona? Uma experiência…
– Dani Pollis: Compras Coletivas Valem a Pena?
– Viajando com Eles: Prós e Contras das Compras Coletivas de Viagens
– Vou de Mochila: Viajando com sites de Compra Coletiva
Envie o seu link também!
Saiu na Mídia
Diário do Nordeste: Reclamação contra site de compra coletiva sobe 400%
ProXXima: Groupon é expulso de Comitê de Compras Coletivas
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.