A cidade de Paraty foi escolhida para receber a primeira edição da Virada Digital, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de maio. A história e a tecnologia andam juntas na cidade que possui um dos melhores calendários com programação cultural e artística do Brasil (Paraty em Foco, FLIP, Festival de Cinema, etc). Fomos convidados pela organização para cobrir o evento e foi uma experiência incrível.
Eram três áreas de atividades distribuídas pela cidade, chamados de hubs. No principal, o Hub Estrela, aconteceram diversos painéis que debateram a sustentabilidade e a inovação tecnológica. Nos outros hubs, além das oficinas de inclusão digital para crianças e adultos, também aconteceram atividades interativas a partir de QR codes.
Tive a oportunidade de ver uma palestra da Martha Gabriel, especialista em marketing digital e professora da ESPM, que deixou todos boquiabertos. Em uma de suas frases ela disse: “É preciso educar uma geração para o uso da mídia digital de forma responsável e construtiva”.
A Geração Y também foi tema de diversos debates. É bacana ver os jovens empreendedores envolvidos de uma forma diferente do que foi a geração X. A consciência sustentável pode promover transformações e o ambiente online é perfeito para conseguir um engajamento maior de todos os envolvidos.
Diferente de como acontece nas viradas esportiva e cultural, esta foi dividida em três dias, como explicou Roberto Andrade: “A essência do evento é o conteúdo. Por isso, optamos por dividir as atividades em três dias. A virada aqui é a da transformação, e não do tempo”, que é diretor-executivo do projeto.
Caravana Digital – O projeto é que a Virada Digital rode o Brasil em uma caravana formada por dois caminhões equipados com computadores e painéis interativos percorrendo as 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014. A ideia é que o evento tenha uma continuidade e deixe um legado para toda uma geração. A caravana começa em Porto Alegre e termina no Rio de Janeiro, que em 2013 abrigará o evento. Já em 2014, a ideia é realizar a Virada Digital simultaneamente nas cidades que abrigarão todos os jogos da Copa. Será um grande desafio.
Varias personalidades participaram do evento, como o rapper MV Bill, a consultora digital Martha Gabriel, o sociólogo Sérgio Amadeu, e a diretora de criação da Anomaly NY Suzana Apelbaum. Além de empresários, pesquisadores, profissionais liberais, publicitários, artistas e estudantes. A realização foi da Niuni, em parceria com a MPI Digital, e contou com patrocínio da Petrobras, Embratel e Cisco, e apoio do Sesi.
Galeria de Fotos
Veja mais fotos na Fanpage do Trilhas e Aventuras. Curta, comente e compatilhe com os amigos.
Mais informações:
Site: http://www.viradadigital.com
Facebook: http://www.facebook.com/viradadigital
Twitter: https://twitter.com/#!/ViradaDigitalBR
Vídeos: http://www.youtube.com/viradadigitalbr
* Maurício Oliveira viajou a convite da Organização da Virada Digital para cobrir o evento.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Lugar incrível e inovador. Vale a visita.
Somos apaixonados por Paraty! <3