Conhecer as Cataratas do Iguaçu está nos planos de muita gente. Mas Foz do Iguaçu tem muito mais atrações a serem exploradas. Além da nova Maravilha da Natureza tem também uma das maiores obras de engenharia já construídas pelo homem, a Itaipu Binacional. E não para por aí.
Eu costumo separar as atrações de Foz do Iguaçu em 5 áreas. As atrações próximas ao Parque Nacional do Iguaçu, as atrações próximas a Itaipu Binacional, as atrações da Argentina, do Paraguai e as atrações exclusivas da própria cidade. Ou seja, é tudo espalhado. Com isso você certamente terá duas opções: alugar um carro em Foz do Iguaçu e fazer tudo por conta própria, ou contratar os passeios de agências de turismo locais.
Engana-se quem pensa em conhecer Foz do Iguaçu em apenas 2 ou 3 dias. É possível ficar uma semana por lá e ainda assim não verá tudo. Pensando em te ajudar a conhecer um pouco mais dessa cidade na tríplice fronteira resolvi escrever uma sugestão de roteiro de viagem de 5 dias em Foz do Iguaçu (ex: terça a domingo). Aproveite para ver hotéis e pousadas em promoção em Foz do Iguaçu no site do Booking, nosso parceiro.
Mas no final darei outras opções para que você tente encaixar em sua viagem e ficar mais alguns dias, se desejar. Vale lembrar que você pode alterar tranquilamente a ordem dos dias para aproveitar melhor o que fazer em Foz do Iguaçu.
1º dia – Jantar Show no Rafain ou Iporã
Dependendo da hora que chegar em Foz não dará mais tempo para fazer muita coisa. Vá para o hotel, dê uma relaxada e a noite saia pra jantar em algum lugar bacana. Aproveite para conhecer o fantástico jantar show da Churrascaria Rafain. Além de um buffet incrível você irá aprender bastante sobre a cultura latina em um show temático super animado. Recomendo fazer reserva antes para não dar de cara na porta. Caso isso aconteça, tem o Iporã Lenda Show logo ao lado, porém mais sofisticado. O show é mais incrementado, acompanhado por um jantar preparado por um chef e servido com um bom vinho. O ambiente é para um público mais sofisticado.
Obs: Se você chegar cedo, dê uma olhada no fim desta matéria com mais opções de atrações. Você pode tentar conhecer o Dreamland, que é a mais nova atração de Foz do Iguaçu.
2º dia – Parque Nacional do Iguaçu
Comece seu dia logo cedo indo no Parque das Aves. Ele fica bem em frente ao Parque Nacional do Iguaçu e é um passeio imperdível. Além do sol estar mais fraco você pegará as aves se alimentando. É um lindo momento para fotos e a luz ajuda muito. Eu passaria facilmente o dia por lá, mas o normal é fazer o percurso em até 2hs.
Saindo de lá vá direto para o Parque Nacional do Iguaçu, que possui atrações para curtir em até dois ou três dias. Mas vamos focar apenas no roteiro básico. Faça a Trilha das Cataratas para ver de frente a famosa Garganta do Diabo e todas as suas centenas de quedas d’água. É uma das paisagens mais lindas do planeta, não é a toa que ganhou recentemente o título de uma das Novas Maravilhas Naturais do Mundo (New Seven Wonders).
No fim da trilha, suba para almoçar no Restaurante Porto Canoas e aproveite a vista ao lado do Rio Iguaçu com um delicioso buffet self-service. Tem também lanchonetes por lá. Descanse um pouco e vá direto para o Macuco Safari para fazer o passeio que te levará para tomar um delicioso banho nas cachoeiras. É de lavar a alma!
3º dia – Parque Nacional del Iguazu (Argentina)
Neste dia você vai poder tirar a dúvida que todos têm: “Qual o lado mais bonito para ver as Cataratas do Iguaçu? Brazil ou Argentina?” Já vou logo adiantar que este é um dos dias mais cansativos da viagem. Sugiro que leve água e um lanche leve para as trilhas. Comece seu passeio no Parque Nacional del Iguazu pela Trilha Superior, pegando o Trem de La Selva e indo até o encontro com a Garganta do Diabo. É emocionante sentir a força da natureza de tão perto.
Volte e continue seu passeio pelas passarelas da Trilha Inferior, que te levará até o Salto San Martín, o segundo mais famoso do parque. Após as trilhas a fome vai apertar e é a hora de comer no Restaurante La Selva, que fica próximo a portaria do parque. O buffet é excelente e o preço super justo.
Ali perto você também pode reservar o passeio Gran Aventura, que é como o Macuco Safari do lado brasileiro, porém com uma dose de adrenalina um pouco maior. O barco argentina vai praticamente dentro de uma enorme queda d’água das Cataratas do Iguaçu. Acredite, você vai lavar a alma!
E que tal umas compras em zona livre de impostos? Aproveite que já estará na Argentina para passar no Duty-Free Puerto Iguazu. Os preços são levemente maiores que no Paraguai (de 5 a 10% mais caros), mas vale a pena pela garantia de estar comprando algo original. E pra fechar a noite, vá comer um delicioso bife de chorizo no Restaurante El Quincho del Tio Querido. Durante o jantar também há apresentação de música popular bem animada e show de Tango.
4º dia – Itaipu Binacional
Vale muito a pena tirar um dia para conhecer uma das maiores obras de engenharia já construídas pelo homem, a Itaipu Binacional. São tantas as atrações turísticas da Turismo Itaipu que você pode facilmente gastar 2 ou 3 dias para tentar fazer todas. O básico é a Visita Panorâmica, mas ela percorre apenas a parte externa da usina. Eu sugiro fazer o Circuito Especial, que é um passeio completo por fora e por dentro da maior geradora de energia limpa e renovável do mundo. São 2h:30 de passeio que você nem vê o tempo passar. O passeio vai terminar próximo da hora do almoço e a nossa sugestão é o Porto Kattamaram que tem um buffet self-service a preço justo. É de lá que saem os passeios de Catamarã pelo Lago Itaipu, com duração de aprox. 1h.
A tarde, aproveite para visitar o Refúgio Biológico, que funciona como um zoológico, com gaiolas enormes onde você pode entrar para interagir com alguns animais. Se você não curtir esse tipo de passeio, você pode fazer um test-drive em um carro elétrico pelas estradas da usina ou algo com mais adrenalina, tal como um Salto de Paraquedas sobre a usina. Que tal? A noite, voltando pro seu hotel, dê uma parada na Churrascaria Búfalo Branco para jantar. O churrasco é perfeito!
5º dia – City tour em Foz do Iguaçu
Não tem como ir a Foz do Iguaçu e não fazer um tour de Compras no Paraguai. Os preços são realmente atrativos, muitos se comparando tranquilamente aos de Miami e Orlando. Vá bem cedo, antes das 8hs para não pegar filas na Ponte da Amizade. Quando fizer todas as suas compras, aproveite para almoçar no Shopping Del Este, que possui diversas opções de bons restaurantes.
A tarde, aproveite para conhecer os principais pontos turísticos e históricos em um incrível City Tour em Foz do Iguaçu. O percurso completo do City Tour em Foz do Iguaçu leva em torno de 3hs e vai te levar até o Marco das Três Fronteiras, o Templo Budista e a Mesquita Muçulmana. Todos com paradas para fotos.
Mais atrativos de Foz do Iguaçu
Fico muito seguro para falar de Foz do Iguaçu pois já visitei este incrível destino pelo menos 5x. Tenho visto a cidade se renovando a cada visita, o que me deixa muito feliz saber que eles querem que os turistas fiquem mais de 3 dias por lá.
Existem várias outras opções de o que fazer em Foz do Iguaçu. Algumas delas são novidades e outras são bem desconhecidas. Coloquei ao lado o tempo médio que se gasta nas atrações para que você possa planejar melhor os seus dias.
- Dreamland com Museu de Cera, Maravilhas do Mundo e Vale dos Dinossauros – 2hs
- Salto duplo na Itaipu Binacional – 2hs
- Vôo panorâmico nas Cataratas do Iguaçu – 1h
- Trilha do poço preto no Parque Nacional do Iguaçu – 4hs
- Rafting e rapel no Parque Nacional do Iguaçu (temporariamente fechado) – 3hs
- Iceland na Argentina – 2hs
- Saltos del Monday no Paraguai – 2hs
Para fazer esses novos passeios você deve precisar de mais uns 2 ou 3 dias, pois nem tudo é perto e precisará de algum serviço de transfer, agência de turismo ou alugar um carro.
Onde ficar em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu é um destino para todos os bolsos. As opções de hospedagem variam desde albergues a grandes resorts de luxo. São mais de 160 opções de hotéis apenas no Booking. Em nossa mais recente viagem a Foz, ficamos hospedados no Mabu Thermas Grand Resort. Um resort de altíssimo padrão, all inclusive, com diversas atrações para famílias e casais, 4 piscinas e a mais nova praia. Todas termais, com águas a 36º graus durante todo o ano. São 4 restaurantes e o wifi é gratuito para os hóspedes.
Esperamos que este roteiro te ajude a programar uma viagem inesquecível e conhecer tudo o que Foz do Iguaçu tem para oferecer de melhor. Caso ainda tenha dúvidas, basta escrever aqui nos comentários abaixo. E se gostou muito, não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. 😉
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ótimas dicas sobre esse roteiro MARAvilhoso. Fomos conhecer Foz nesse ano e ficamos impressionados pela beleza das atrações naturais. Colocaria como dica para uma saída à noite no Capitão Bar, lugar bacana, com bom lanches e drinks para curtir a noite de Foz.
Esses passeios sugeridos dá pra fazer com uma criança de 4 anos?
Oi Ju, sim é possível, sempre respeitando a velocidade e disposição dele, mas isso aí você deve conhecer melhor do que nós. Somente nos parques nacionais que precisará andar um pouco mais. Para ver as cataratas de perto é preciso fazer caminhadas pelas passarelas, mas indo devagar é bem tranquilo. 😉
Boa noite. Estamos planejando ir para Foz em Setembro e ficaremos lá do dia 23 ao dia 28. Qual seria o melhor local para se hospedar? Em nossa pesquisa vimos o Che Lagarto, mas não temos certeza se a localizacao dele seria boa. O que vc acha? Entre alugar um carro e contratar os passeios com transfer, qual vc acha melhor?
As suas dicas já estão salvas e serão a nossa base para aproveitar ao máximo esse tempinho que vamos passar por lá.
Obrigado, desde já, pela ajuda e parabéns pelo blog.
Oi Fabrício, a localização do Che é bacana e tem condução para vários lugares. O carro vai te dar mais mobilidade e poderá fazer mais coisas em menos tempo. Contratar os passeios com transfer é legal tb, mas você terá q agendar tudo certinho pra não perder nada. Brigadão pelos elogios. Boa viagem a Foz 😉
Boa tarde, vamos pra Foz do Iguaçu de 06/10 a 11/10, gostaria de saber se é mais interessante comprar as entradas das atrações pela internet o no local. Obrigada!!
Oi Mirian, neste caso tanto faz. Se fosse um feriadão eu iria sugerir comprar antes mesmo. 😉
Boa tarde! Irei para Foz no dia 13/01 e ficarei até 18/01/18. É necessário comprar os ingressos para as atrações com antecedência pela internet, como o passeio panorâmico para a usina e o macuco, ou posso comprar por lá? Muito obrigado.
Oi Ricardo, esse período costuma ser cheio por lá. Recomendamos, se possível, comprar os ingressos antecipados para que você possa planejar melhor o seu roteiro e não perder nada que quer conhecer. 😉
Bom dia.
Gostei dos relatos e dicas.
Mas só pra eu me planejar melhor, quanto ficaria, em média, uma viagem nestes moldes que você disse?
Oi Renato, com todos os passeios, hospedagem e alimentação sai por aproximadamente uns 3 mil. Mas você consegue baratear ficando em hotéis mais simples e cortando atrações que não te interessem. Foz do Iguaçu é incrível. Tem cada lugar liiiiiiiindo! 🙂
Estou planejando ir para Foz em agosto(13 a 19) esse blog me deu um horizonte, estou cotando hospedagem e aéreo serão 5 pessoas, no geral os passeios tem preços médios de quanto? Parabéns pelo blog, muito legal
Os passeios em Foz variam muito de preço. Eu não coloco os valores nas matérias pois estão sempre mudando e faria desatualizado. Entra no site dos lugares que você quer visitar. Muitos deles vendem os ingressos online em Foz do Iguaçu. Ou você pode comprar tudo neste link também.
Muito obrigado pelos elogios. Qq dúvida é só mandar mensagem aqui. 😉
Olá, Maurício! Irei no dia 16jul2018, ainda não comprei os ingressos. Esse período é de muito movimento lá, o que você recomendaria. As segundas as atrações funcionam normalmente.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Julho é férias né? Talvez você pegue algumas atrações lotadas.
Se puder comprar os ingressos antecipados, seria melhor.
Adoro Foz! Certeza que você vai curtir tb. 😉
Obrigado pelo elogio ao nosso trabalho.
Olá!
Parabéns pelo excelente blog.
Estou indo a Foz entre 27 e 31/10.
Quais melhores dias para visitar as Cataratas BR e ARG?
Melhor ir dia de semana ou fds?
Ainda vale mais a pena levar Dólar ao Paraguai – do que Reais?
Obrigada!
Dia de semana é sempre mais tranquilo. 😉
Pro Paraguai leve dolar que a conversão é melhor.
Você vai se encantar por Foz.
Aproveite muito a viagem. Bjs
Boa noite,
estamos viajando no período de 23 de fevereiro à 05 de março, com três crianças(08 meses, 04 e 08anos) vale a pena fazer essa atração da Macuco com criança de 08 meses?
No atual momento qual a melhor moeda para levar e onde fazer o câmbio em Foz, Puerto Iguazu ou Ciudad del Este?
Gostei muito das dicas, ajuda bastante!
Oi Helena, acredito que tem uma idade mínima para fazer o Macuco Safari, em Foz do Iguaçu.
Tem que fazer contato com eles para ver isso direitinho. Talvez no site oficial tenha essa informação.
Além da fronteira, eu sempre usei apenas cartão de crédito. Mas se conseguir levar a moeda local é sempre melhor. Tem várias casas de câmbio que fazem a troca. Até mesmo alguns hotéis fazem isso na recepção também. É só perguntar na hora. 😉