Antes de ir para o Jalapão com os Adventure Bloggers fiz várias pesquisas para saber mais sobre o Safari Camp da Korubo e achei poucas informações na internet. Então para facilitar um pouco a vida dos próximos viajantes a conhecer este destino incrível, resolvi fazer este post com um resumo de todas as dúvidas que eu tive antes da viagem e que acabei tirando pessoalmente quando estive lá.
O Safari Camp da Korubo no Jalapão fica em uma área nobre, bem ao lado do Rio Novo (um dos maiores rios de água doce potável do mundo) e próximo das principais atrações naturais da região (cachoeiras, fervedouros, serras e dunas). Em contrapartida, algumas comodidades da sociedade moderna estão de fora deste paraíso, como é o caso do sinal de celular e da energia elétrica. Outra coisa que me preocupou foi a distância até um hospital em caso de acidentes graves.

Separei abaixo alguns itens que acho importante para explicar um pouco mais sobre eles e tornar sua experiência no Jalapão ainda melhor. Felizmente não aconteceu nada fora do previsto nesta viagem que fizemos, mas é sempre bom estar prevenido, não é mesmo? Afinal de contas, a Lei de Murphy está aí pra provar.
Como é o Safari Camp da Korubo
Acampamento, Barracas e Banheiros
O Safari Camp da Korubo segue os moldes dos já famosos acampamentos das savanas africanas. A área é toda arborizada, próxima ao Rio Novo, em um terreno arenoso e agradável. As barracas são simples, mas aconchegantes. As barracas simples têm duas camas e banheiro com espaço para as malas. A Korubo também possui duas barracas para famílias ou grupos de até quatro pessoas que são mais espaçosas, com varandão, e ficam em palafitas de aproximadamente 1 metro do solo. O chuveiro é comunitário e fica fora da barraca, com cabines privativas e espaço suficiente para se arrumar. À noite, as barracas e banheiros são iluminados por LED com bateria solar. E o acampamento fica todo iluminado com tochas.





Animais Peçonhentos e Segurança
Estar em contato com a natureza envolve fazer parte dela, e para isso é preciso saber que precisaremos conviver com outros animais que já estão por lá. No Jalapão isso não é diferente, uma vez que o cerrado esconde serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, mosquitos e outros animais peçonhentos. Todas as barracas e áreas comuns (restaurante e redário) do Safari Camp da Korubo são vedadas por telas para manter esses animais bem longe dos turistas. Nas barracas é necessário manter o zíper das telas sempre fechado e o ralo da pia com a tampa.

Caminhão e Estradas
O caminhão da Korubo é enorme e cabem até 25 pessoas. Para enfrentar as estradas do Jalapão é preciso ser bom motorista para não ficar atolado nas areias traiçoeiras e escaldantes do calor do deserto. Na época das chuvas as estradas ficam melhores para dirigir e as distâncias são percorridas em menor tempo. Já na seca, trechos de 50km de estrada são percorridos em até 3 horas por causa dos buracos, poeira e areia fofa. O caminhão é traçado 4×4 e enfrentou sem medo e com segurança as estradas que percorremos.



Energia elétrica e Sinal de Celular
Esqueça os confortos da vida moderna. No Safari Camp da Korubo a regra é se desligar do mundo e aproveitar o máximo que puder. A energia elétrica do acampamento vem de geradores que alimentam baterias. A água quente do banheiro vem através de painéis solares que esquentam a água durante o dia para que possamos tomar um banho quente e relaxante a noite. Para carregar as baterias das câmeras e outros eletrônicos a Korubo tem pontos de tomada no restaurante.
Quanto ao celular, esqueça. O único lugar onde pode dar algum sinal é em Mateiros e mesmo assim apenas de algumas operadoras. Use-o desconectado ou no modo avião para a bateria durar mais. No meu caso, eu só usei para ouvir música, fazer anotações, e registrar fotos e vídeos dos passeios.

Sustentabilidade (água, compostagem e horta)
É preciso pensar no futuro e nas próximas gerações que visitarão o Jalapão. O Safari Camp da Korubo faz coleta seletiva e reaproveita o lixo orgânico para fazer a compostagem e utilizar na água. A fossa dos banheiros é ecológica e tem tratamento de água. Eles fazem a parte deles mas nós temos que fazer a nossa também. Portanto, nada de jogar lixo no chão. Em cada barraca tem uma lixeira, além de outras espalhadas no acampamento.
Refeições (café da manhã, almoço e janta)
Se você pensa que vai passar fome está muito enganado. O restaurante do Safari Camp da Korubo possui até um chef de cozinha. Todas as refeições são balanceadas e completas para que você possa curtir o destino sem se preocupar com mais nada. O café da manhã é bem servido, com frutas, pães, frios, sucos e café. No almoço e jantar serviam pratos diversos, tais como: peixe-frito, feijoada, nhoque, macarrão com molhos diferentes, carnes, etc. E de sobremesa sempre uma opção diferente, com pudim, salada de frutas, mousse de limão, doce de caju, banana assada e muito mais. Até os lanches de trilha são pensados, e sempre tem frutas e petiscos para você não passar fome. Água e suco são livres! Apenas paga por fora a cerveja, caipirinha e outras bebidas alcoólicas. E se você for vegetariano é só avisar antes que o chef prepara pratos exclusivos.




Staff e time da Korubo
Todo o staff foi bastante atencioso e prestativo durante toda a viagem. Eles são multitarefa e se revezam nas funções do acampamento e caminhão. São guias, mecânicos, cozinheiros, carpinteiros, jardineiros, e estão sempre prontos a ajudar se for necessário. Alguns possuem até conhecimento em primeiros-socorros caso ocorra algum incidente. No Jalapão tem que ser assim, é bom saber um pouco de tudo e saber se virar. Teve um dia que o caminhão quebrou e eles mesmos consertaram. Também vi uma das barracas sendo remontada por eles em um outro dia. O time é nota 1000!
Ainda tem dúvidas?
Caso tenha mais dúvidas que eu não tenha falado aqui na matéria é só deixar suas perguntas na caixa de comentários. Terei o maior prazer em ajudar. Fique a vontade para interagir.
Aproveite para conhecer nosso E-Book: Guia de Viagem ao Jalapão. Tudo que você precisa saber pode estar no seu tablet ou celular. Dicas práticas, roteiro dia a dia, fotos e muito mais. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso E-book do Jalapão.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ótimo post! Super bem detalhado. Bjoooos
Vlw Cris, brigadão! 😀
Tenho uma dúvida Maurício. Quando vamos de novo ao Jalapão??? Kkkkk
Cara, quem ler isso não vai precisar nem das explicações que tivemos sobre o acampamento no dia que chegamos.
Abraços
Era essa a ideia do post. Que bom que você captou.
Muitas das instruções que recebemos quando chegamos lá não estão disponíveis na internet. A ideia é facilitar a vida do viajante antes de ir pra lá e saber que esqueceu de algo que fará falta.
E aí? Quando vamos voltar? 😀
Perfeito! Deu para as pessoas terem uma boa noção… Sem exagerar nem para menos, nem para mais.
Super detalhado! como sempre! #fãnumero1 🙂
Essa estrutura da Korubo é sensacional. Imaginar que você pode ficar tão próximo da natureza e ainda contar com certas confortos foi uma ideia genial. O post está ótimo e as fotos muito legais, especialmente as panorâmicas, preciso entrar nessa. Abs.
Falou tudo!!! hehe
Que delícia! Fiquei doida por essa comida de lá, Já os banheiros comunitários não não muito a minha praia, mas adorei saber que no Brasil tem esse tipo de lugar.
Show de bola!
abraços
Priscila
O banho é no mesmo esquema dos vestiários de clubes e academias. Tem suas cabines privativas que você pode ficar em total tranquilidade, tomar seu banho gostoso e se trocar sem ser vista por outras meninas. Sim, os banheiros são comunitários, mas são separados. Meninos de um lado, e meninas do outro. ;D
No caso de alguma picada de animais peçonhentos? Há algum suporte no acampamento?
Abs.
Sim Amélia, a equipe é multitarefa. Sabem tudo sobre o destino, inclusive como se precaver e resolver probleminhas desse tipo. E caso seja realmente necessário, há tempo de locomoção para a cidade mais próxima. Mas certamente vão tentar resolver tudo no acampamento, pelo menos os primeiros-socorros. Felizmente não vivenciamos nada desse tipo, mas foi o que nos falaram em uma das conversas. Pode ir tranquila! 😀
ola…gostaria de saber o valor da viagem….muito legal o destino….parabens
Oi Luciene, o valor é melhor você ver diretamente com a Korubo. Como eles tem 2 tipos de barracas, os preços variam um pouco. No site deles tem todos os contatos necessários para solicitar um orçamento. 😉
Demaisssss……………agora quero ir também…forte abs e muitas viagens e sucesso!!!
Ei Maurício,
Seu posts tá ótimo. Tudo explicadinho!
Dá até vontade a candidatar a uma vaga no staff da Korubo! \o/
Beijos,
Lillian.
Mauricio queria saber uma questão de valor, e como me cadastro se é diária.
Esse post ficou ótimo.
Quanto se gasta em média para fazer esta aventura?
Basicamente você gasta apenas com o seu aéreo + pacote korubo + despesas pessoais (compras e bebidas extras).
quanto se gasta uma família, dois adulto e uma criança 11 anos?
Oi Juliana, prefiro que os valores sejam informados diretamente com a Korubo. Eles tem barracas para família, e o valor pode ser diferenciado. Entre em contato com eles para ter um orçamento para a data que você deseja visitar. Isso também pode influenciar no preço. 😉
Mauricio!
Essa tendas tem tranca ou cadeado?
Abs
As tendas são “lacradas” com zíper. Mas sua preocupação é com a segurança contra ladrões? Fique tranquila. Tem sempre alguém no acampamento e o lugar é tão remoto que não tem como ninguém chegar lá sem ser visto. Esse é o tipo de preocupação de cidade grande que você aprende a relaxar quando está lá. É super seguro, mas se ainda assim você desejar trancar, é só levar um cadeado de casa. Eu acho totalmente desnecessário. Vá tranquila e aproveite o máximo que puder do lugar sem se preocupar com esses detalhes 😉
Só esqueceu de dizer o quanto vc gastou…
Oi Rachel, nós fomos convidados por eles para conhecer o destino e escrever no blog. Isto está indicado em todas as matérias do Jalapão. 😉
Olá, primeiramente, parabéns pelo posto, muito bacana!
Você poderia informar em média qual o custo das bebidas, caso eu queira comprar no acampamento da Korubo?
E os artesanatos, tem valor baixo?
Obrigada!
Oi Sandra, os preços são normais, nada abusivos. Pode ficar tranquila.
Os artesanatos de capim dourado tem valores bem compatíveis com os outros lugares que visitamos.
Maurício, vi TODOS os seus posts sobre o Jalapão e os achei fantásticos! Quanto detalhe! Fiquei com pouquíssimas dúvidas em relação a essa aventura – na qual, decidi, já vou embarcar! 🙂
Você acha que todos os roteiros são tranquilos para uma criança de 11 anos?
Um grande abraço e parabéns pelo trabalho primoroso no blog!
Oi Laura, que legal! Fico feliz que tenha lido tudo e gostado. Olha, eu não vi grandes problemas nos passeios para levar as crianças. Talvez ele não aguente fazer o passeio da subida ao Morro, mas acho melhor conversar com os guias por lá para que eles te indiquem o que é melhor fazer. No nosso grupo não tinham crianças para termos um parâmetro, estou te falando essas coisas baseados no que vi e fiz por lá. Sinceramente, acho que vocês vão se divertir muito juntos! Bjos 😀
Olá!
Parabéns pelo post. Gostaria de saber se as tendas são muito quentes.
Obrigada.
Um abraço!
Oi Elisa, o Jalapão é um deserto com o clima bastante típico desses terrenos: de dia, calor, e a noite, frio. Pra você ter ideia, tive que dormir de moletom! A noite faz frio mesmo! Acredite, hehehe. Abs
Muito bom o post. Tenho uma dúvida. Estou indo para o Jalapão no segundo semestre e gostaria de saber quais as operadoras de celular que funcionam na cidade de Mateiros. Eu sei que no acampamento não funciona, mas nesta cidade dizem que funciona. Você sabe me dizer?
Claro e Vivo são as únicas operadoras de telefonia que funcionam no Jalapão, mais precisamente em Mateiros. Na época que eu fui tinha OI e TIM, ou seja, fiquei isolado do mundo por uma semana. E ADOREI! hhahaha 🙂
Como faço pra realizar compra artesanato em capim dourado de Karubo? Ser enviado por correio para o RS?
A Korubo não vende por correios
Observação: quando eu estive no acampamento da Korubo em 2018 levei toalhas pois este item não fazia parte do pacote. tem que levar cangas, um tenis velho para fazer canoagem e seus objetos de uso pessoal. Pretendo voltar para fazer um novo passeio com eles. Foi tudo perfeito.
Muita coisa mudou pelo Jalapão. A Korubo manteve o esquema raiz.
Eu adorei a experiência com eles, mas acho muito “sofrida” a logística atual deles.
Eu achei que ficou um produto mais voltado pra gringo.
Bom, é a minha opinião, claro.