Sem sombra de dúvidas o Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano de São Paulo. São mais de 1,584 km² de espaço para ciclovias, pistas de corrida e outros esportes sobre rodas, jardins para piquenique, prática de yoga, jogos de vôlei e muito mais. São treze quadras iluminadas, e muito espaço para passeios e descanso, todas integradas à área cultural.
Minha primeira visita ao Parque Ibirapuera foi em 2011 quando fui convidado pela Renault para o lançamento do Duster. Inaugurado em 21 de agosto de 1954 em comemoração ao IV Centenário da Cidade de São Paulo, esta foi mais uma das grandes obras do arquiteto Oscar Niemeyer.
Mas não foi só ele. O Burle Marx também participou do projeto paisagístico (embora este nunca tenha sido executado, o que foi uma grande pena). Neste quesito quem assinou foi o engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.
Ele só perde em tamanho para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera, mas são as várias atrações que tem por lá que o tornaram o queridinho dos paulistas e turistas, tais como: Auditório Ibirapuera, Escola de Astrofísica, Fundação Bienal, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Ginásio do Ibirapuera, Oca, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Pavilhão Japonês, Planetário Professor Aristóteles Orsini, Quiosque da Saúde e UMAPAZ.
O parque foi criado na época inspirado nos existentes da Europa e EUA, como o Bois de Boulogne em Paris, o Hyde Park em Londres ou o Central Park em Nova York. O conceito usado foi o mesmo, integrar o morador em um ambiente de lazer em qualquer época do ano.
Você pode chegar de ônibus, taxi ou metrô. Se for de carro é só estacionar em uma das áreas próximas aos portões de entrada. Ou pode ir de bike, skate, moto, e outras opções. O Parque do Ibirapuera fica no bairro Ibirapuera e possui uma grande rede hoteleira em sua volta. Vejam os hotéis que já ficamos hospedados em São Paulo.
O parque é um quadrilátero formado pelas seguintes avenidas: Av. Vinte Tres de Maio, Av. Quarto Centenário, Av. República do Líbano e Av. Pedro Álvares Cabral. Veja a listagem dos portões no fim da matéria.
No Google Maps dá pra ter uma ideia do tamanho do parque. Dê uma olhada.
Este é um dos meus lugares favoritos em São Paulo. Sinto-me praticamente em casa, pois gosto muito desse contato com a natureza. Sem dúvidas, o Parque Ibirapuera é um espaço para todos. Paulistas e turistas amam este lugar!
Não levei minha câmera neste dia, mas acho que já dá pra ter uma ideia da beleza do parque com as fotos que tirei com meu celular, não é mesmo?
Tem dois sites com várias informações e novidades sobre o Parque Ibirapuera. Recomendo: www.parquedoibirapuera.com e www.parqueibirapuera.org.
Parque Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10)
Av. IV Centenário – portões 6 e 7ª
Av. República do Líbano – portão 7
Pedestres: Portões 2, 3, 4, 6, 7A e 10
Veículos: Portões 3 e 7A (bolsões de estacionamento – Zona Azul)
Telefone: 11 5574-5045, 5574-5505
Funcionamento: 5h às 0h
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.