Espeleotemas raros na Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas

Espeleotemas raros na Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas

Sem dúvidas a Gruta Rei do Mato foi a gruta mais linda que visitamos durante nossa viagem em Minas Gerais. Localizada em Sete Lagoas, Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato fica a apenas 68 km de Belo Horizonte e é uma das maiores do estado. Ela faz parte da Rota das Grutas Peter Lund, que inclui também a Gruta do Maquiné (em Cordisburgo) e a Gruta da Lapinha (em Lagoa Santa).

Sete Lagoas fica a pouco mais de 1 hora de carro de Belo Horizonte e é possível visitar a Gruta Rei do Mato em apenas 1 hora caminhando por salões de beleza cênica rara. Um passeio perfeito para dias de sol ou chuva. Chegando de outro estado, a dica é alugar um carro no aeroporto de BH e fazer tudo por conta própria. Tem várias pousadas em Sete Lagoas caso queira dormir por lá.

Colunas gêmeas no Salão das Raridades, na Gruta Rei do Mato
Colunas gêmeas no Salão das Raridades, na Gruta Rei do Mato

Veja também:

Como chegar no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Conheça o Parque Estadual da Lapa Grande

Já falei sobre o Peter Lund em outros posts, mas vale repetir. Esse pesquisador e naturalista dinamarquês era apaixonado pelo Brasil e no século XIX acabou descobrindo diversas cavernas e grutas. Só em Minas Gerais foram mais de 50 e algumas delas fazem parte da Rota das Grutas Peter Lund, sendo boa parte delas visitáveis. Por isso ele é reconhecido como o pai da paleontologia e da arqueologia moderna no Brasil.

Gruta Rei do Mato: espeleotemas raros!

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato possui infraestrutura de receptivo com área coberta, bilheteria, auditório, galeria com exposição de arte de pintura rupestre, banheiros e estacionamento para carros e ônibus, visando melhor atender os visitantes.

Todo o passeio dentro da Gruta Rei do Mato é feito em cima de passarelas e alguns trechos possuem escadas. Nada cansativo. O desnível alcançado é de apenas 30 metros e o percurso de 220 metros. Mas não se engane, a gruta possui o comprimento de quase 1km.

São diversos os salões na Gruta Rei do Mato que podem ser visitados. Vamos aos nomes (bastante sugestivos): Salão da Couve Flor, Salão dos Blocos Desabados, Salão Principal e o estonteante Salão das Raridades. Nos salões é possível observar galerias de estalactites com as pontas quebradas e formações curiosas como o Sorvetão e a Cabeça do Leão.

Formações raras na Gruta Rei do Mato
Formações raras na Gruta Rei do Mato

Meu salão favorito na Gruta Rei do Mato é o Salão das Raridades. O nome diz tudo. Ele possui diversas formações raras na espeleologia, dentre elas as “Torres Gêmeas”, que são duas colunas paralelas de 12 metros de altura e 25cm de diâmetro, uma ao lado da outra. As colunas se formam quando uma estalactite se une a uma estalagmite, conectando o teto com a base da caverna.

Também no Salão das Raridades é possível encontrar uma estalactite gigante de aproximadamente 1 tonelada. Além de represas de travertinos e coraloides, cascatas, cogumelos, cortinas, e curiosas estalagmites “bebês” iniciando sua jornada de vida nas passarelas. Portanto, cuidado onde pisa e toca para não destruir um ciclo de milhões de anos.

Na minha opinião as colunas gêmeas da Gruta Rei do Mato valeram todo o passeio. Estar diante dessas raras formações é um privilégio. As colunas normalmente são bem mais grossas e essas conseguiram crescer uniformemente e sem cair. Uma perfeição da natureza e obra divina.

Grutinha: Pinturas Rupestre e dinossauros

Ainda no complexo da Gruta Rei do Mato está a Grutinha. A trilha até ela é bem tranquila e em poucos minutos chegamos na entrada da gruta. Não é possível entrar muito fundo e suas principais atrações estão logo na entrada mesmo: um paredão de pinturas rupestres.

Infelizmente não estão em perfeita conservação pois o homem moderno tem a incrível capacidade de destruir tudo que encontra. Para nossa felicidade existem pessoas que se preocupam em preservar e manter para que outras gerações possam estar diante de obras de arte pré-históricas.

Ainda na Grutinha é possível ver um esqueleto de um animal que foi encontrado durante as pesquisas e escavações. Isso mostra que a gruta foi usada pelo homem para caçar e morar. As pinturas contam um pouco dessa história.

Informações: regras, valores, como chegar, etc

A visitação à Gruta Rei do Mato pode ser feita todos os dias da semana, das 9h às 16h. As visitas são guiadas e é obrigatório o uso de calçado fechado e capacete (fornecido no local). Grupos a partir de 10 pessoas é necessário agendamento prévio. Idade mínima de 6 anos para as crianças. O ingresso é R$25,00 (inteira) e R$12,50 (meia) para estudantes e maiores de 60 anos. Obs: Esses valores podem mudar com o tempo.

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato fica localizado na BR 040 KM 472 – Bairro Universitário, em Sete Lagoas. Chegar lá é bem fácil pelo Google Maps ou Waze. Para mais informações, faça contato por telefone (31) 3775-2695 ou e-mail mrreidomado@meioambiente.mg.gov.br

Assista o vídeo da Gruta Rei do Mato

* Viajamos a convite do SETUR-MG para conhecer o Circuito das Grutas e Cavernas de Minas de Gerais.


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *