Sem dúvidas a Gruta Rei do Mato foi a gruta mais linda que visitamos durante nossa viagem em Minas Gerais. Localizada em Sete Lagoas, Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato fica a apenas 68 km de Belo Horizonte e é uma das maiores do estado. Ela faz parte da Rota das Grutas Peter Lund, que inclui também a Gruta do Maquiné (em Cordisburgo) e a Gruta da Lapinha (em Lagoa Santa).
Sete Lagoas fica a pouco mais de 1 hora de carro de Belo Horizonte e é possível visitar a Gruta Rei do Mato em apenas 1 hora caminhando por salões de beleza cênica rara. Um passeio perfeito para dias de sol ou chuva. Chegando de outro estado, a dica é alugar um carro no aeroporto de BH e fazer tudo por conta própria. Tem várias pousadas em Sete Lagoas caso queira dormir por lá.
Veja também:
Como chegar no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Conheça o Parque Estadual da Lapa Grande
Já falei sobre o Peter Lund em outros posts, mas vale repetir. Esse pesquisador e naturalista dinamarquês era apaixonado pelo Brasil e no século XIX acabou descobrindo diversas cavernas e grutas. Só em Minas Gerais foram mais de 50 e algumas delas fazem parte da Rota das Grutas Peter Lund, sendo boa parte delas visitáveis. Por isso ele é reconhecido como o pai da paleontologia e da arqueologia moderna no Brasil.
Gruta Rei do Mato: espeleotemas raros!
O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato possui infraestrutura de receptivo com área coberta, bilheteria, auditório, galeria com exposição de arte de pintura rupestre, banheiros e estacionamento para carros e ônibus, visando melhor atender os visitantes.
Todo o passeio dentro da Gruta Rei do Mato é feito em cima de passarelas e alguns trechos possuem escadas. Nada cansativo. O desnível alcançado é de apenas 30 metros e o percurso de 220 metros. Mas não se engane, a gruta possui o comprimento de quase 1km.
São diversos os salões na Gruta Rei do Mato que podem ser visitados. Vamos aos nomes (bastante sugestivos): Salão da Couve Flor, Salão dos Blocos Desabados, Salão Principal e o estonteante Salão das Raridades. Nos salões é possível observar galerias de estalactites com as pontas quebradas e formações curiosas como o Sorvetão e a Cabeça do Leão.
Meu salão favorito na Gruta Rei do Mato é o Salão das Raridades. O nome diz tudo. Ele possui diversas formações raras na espeleologia, dentre elas as “Torres Gêmeas”, que são duas colunas paralelas de 12 metros de altura e 25cm de diâmetro, uma ao lado da outra. As colunas se formam quando uma estalactite se une a uma estalagmite, conectando o teto com a base da caverna.
Também no Salão das Raridades é possível encontrar uma estalactite gigante de aproximadamente 1 tonelada. Além de represas de travertinos e coraloides, cascatas, cogumelos, cortinas, e curiosas estalagmites “bebês” iniciando sua jornada de vida nas passarelas. Portanto, cuidado onde pisa e toca para não destruir um ciclo de milhões de anos.
Na minha opinião as colunas gêmeas da Gruta Rei do Mato valeram todo o passeio. Estar diante dessas raras formações é um privilégio. As colunas normalmente são bem mais grossas e essas conseguiram crescer uniformemente e sem cair. Uma perfeição da natureza e obra divina.
Grutinha: Pinturas Rupestre e dinossauros
Ainda no complexo da Gruta Rei do Mato está a Grutinha. A trilha até ela é bem tranquila e em poucos minutos chegamos na entrada da gruta. Não é possível entrar muito fundo e suas principais atrações estão logo na entrada mesmo: um paredão de pinturas rupestres.
Infelizmente não estão em perfeita conservação pois o homem moderno tem a incrível capacidade de destruir tudo que encontra. Para nossa felicidade existem pessoas que se preocupam em preservar e manter para que outras gerações possam estar diante de obras de arte pré-históricas.
Ainda na Grutinha é possível ver um esqueleto de um animal que foi encontrado durante as pesquisas e escavações. Isso mostra que a gruta foi usada pelo homem para caçar e morar. As pinturas contam um pouco dessa história.
Informações: regras, valores, como chegar, etc
A visitação à Gruta Rei do Mato pode ser feita todos os dias da semana, das 9h às 16h. As visitas são guiadas e é obrigatório o uso de calçado fechado e capacete (fornecido no local). Grupos a partir de 10 pessoas é necessário agendamento prévio. Idade mínima de 6 anos para as crianças. O ingresso é R$25,00 (inteira) e R$12,50 (meia) para estudantes e maiores de 60 anos. Obs: Esses valores podem mudar com o tempo.
O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato fica localizado na BR 040 KM 472 – Bairro Universitário, em Sete Lagoas. Chegar lá é bem fácil pelo Google Maps ou Waze. Para mais informações, faça contato por telefone (31) 3775-2695 ou e-mail mrreidomado@meioambiente.mg.gov.br
Assista o vídeo da Gruta Rei do Mato
* Viajamos a convite do SETUR-MG para conhecer o Circuito das Grutas e Cavernas de Minas de Gerais.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.