O Dakota Wreck é um dos cenários mais incríveis e exóticos da ilha. Os restos desse avião caído na Islândia estão localizados na praia de areias negras de Sólheimasandur, acessível após uma longa caminhada na neve. Não é nada fácil chegar lá, mas vale a pena.
Há alguns anos era preciso inserir as coordenadas exatas dele em um GPS (63°27’34.3″N 19°21’52.6″W) para encontrá-lo, mas hoje em dia basta jogar “Dakota Wreck Iceland” no Google Maps que ele vai se ensinar direitinho como chegar no Dakota Wreck.
+ Guia completo da Islândia: o que fazer, onde comer, onde ficar
+ Pesquise hotéis em Reykjavík até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem (obrigatório para a Europa)
+ Alugue um carro na Islândia
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G na Europa
+ Dica de roteiro de 10 dias na Islândia
Chegando no famoso Dakota Wreck
O pessoal da Fora de Foco Expedições, que me levou até lá, contou que antes era bem difícil encontrar a porteira que dá acesso a estrada para chegar no Dakota Wreck. Porém hoje, com a crescente onda de turistas na Islândia, é fácil encontrar diversos carros logo na frente. É lá que você deve estacionar e começar a caminhada.
Não é possível ver o avião caído da estrada. É preciso fazer uma trilha de aproximadamente 3 km de ida (lembre-se da volta), enfrentando a neve, o frio e o vento cortante da Islândia. Chegando nele, o cenário é incrivelmente surreal.
Como fizemos a trilha a tarde, durante o inverno, chegamos ao Dakota Wreck com o sol bem baixo e uma luz incrível para fotografar. O cenário ajudou para conseguirmos algumas fotos lindas.
O contraste da neve, a areia negra, o céu azul, a carcaça cinza do avião, o sol se pondo… e cadê meu flash? Bom, fiz o que pude com minha máquina, sem flash mesmo. E ainda apelei pro celular e pra GoPro, que consegue ótimos resultados nessas condições. Foi o jeito.
A história do Dakota Wreck na Islândia é um tanto quanto misteriosa. Em 1973, o avião da marinha dos EUA, um C-47 SkyTrain, o Dakota, precisou fazer um pouso forçado e o local escolhido foi essa praia, totalmente inabitada. Por sorte, todas as 7 pessoas da tripulação sobreviveram. Por questões de logística e alto custo o avião ficou lá, abandonado, e desde então se encontra no mesmo local para o deleite dos fotógrafos e turistas de plantão.
A história completa e como chegar no Dakota Wreck da Islândia você encontra no site do Fora de Foco Expedições, que foi quem nos levou lá e tem várias outras dicas ótimas da Islândia. Não deixem de conferir no site deles as próximas viagens pra lá.
Esse é um destino que vem se tornando bastante popular na Islândia, então possivelmente você encontrará outros turistas em suas visitas, assim como encontramos. Só peço um favor: não seja um babaca! Vi algumas pichações e gente subindo nas asas e até no teto do avião. Lembre-se que aquilo pode despencar a qualquer momento. O ferro retorcido está bastante enferrujado e pode machucar seriamente.
Durante o caminho percebi também que a estrada por onde trilhamos já está delimitada nas laterais e no ponto final, onde avistamos o avião, já existe algum movimento para ser construído algo. Acredito que em pouco tempo irão fazer uma base de apoio ao turista por ali, com estacionamento, lanchonete e loja de conveniência.
O que posso dizer é que chegar sozinho no Dakota Wreck não é nada fácil e o apoio dos amigos da Fora de Foco Expedições foi fundamental. Vale a pena a caminhada sofrida para ver os destroços desse avião caído na Islândia, que vem se tornando um importante ponto turístico da ilha. Eu adorei e recomendo.
Onde ficar em Hella
Ficamos hospedados no Stracta Hotel Hella, um dos melhores hotéis próximos ao Dakota Wreck. As acomodações elegantes e minimalistas são a marca do hotel design. Os quartos são pequenos, porém aconchegantes, com TV, frigobar, máquina de café, e banheiro com chão aquecido.
Com poucos quartos, o hotel possui uma área externa com sauna e jacuzzis aquecidas, que tive o prazer de usar durante minha estadia. Além do bar e bistrô do primeiro piso, existe também um restaurante no segundo andar com uma vista linda. O Stracta Hotel Hella possui café da manhã incluso, estacionamento e Wi-Fi grátis.
LEIA MAIS SOBRE A ISLÂNDIA
+ Guia completo da Islândia: o que fazer, onde comer, onde ficar
+ Pesquise hotéis em Reykjavík até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem (obrigatório para a Europa)
+ Alugue um carro na Islândia
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G na Europa
+ Dica de roteiro de 10 dias na Islândia
* O projeto de Caçada a Aurora Boreal na Islândia foi um convite da agência Fora de Foco Expedições ao portal Trilhas e Aventuras. Agradecemos aos apoiadores dessa grande aventura: Loja Benevento, EasySim4u e Blue Car Rental.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
porra mano tu escreve uma materia foda e nao coloca nenum link do google maps pra ver, não gostei! kkk
Hhahaa, coloquei as coordenadas no primeiro parágrafo!
Mas no Google Maps é só achar neste link: https://goo.gl/maps/8tF8TMYsbwQ2