A área da Cachoeira da Mariquinha é uma Unidade de Conservação localizada a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Ponta Grossa, e, portanto, uma área de lazer sempre procurada pelos moradores da região. Também pudera, a cachoeira é linda e forma uma praia de areia com um poço perfeito para banho. E fica a apenas 2hs de carro de Curitiba, sendo uma ótima opção para um bate e volta no mesmo dia.
Conhecemos a Cachoeira da Mariquinha no mesmo dia em que fomos para o Buraco do Padre e para o Parque Estadual de Vila Velha. É tudo muito perto e vale a pena conhecer essas 3 atrações próximas de Curitiba em 1 dia, mesmo tendo que acordar cedinho para pegar a estrada (sugiro alugar um carro em Curitiba para facilitar a locomoção).
+ Procure uma pousada em Ponta Grossa com desconto de até 80%
+ Alugue um carro em Curitiba e faça esse tour por conta própria
+ Roteiro de 3 dias em Ponta Grossa
+ O que fazer nos arredores de Curitiba em 3 dias
A trilha até a Cachoeira da Mariquinha
Após estacionarmos o carro, demos início a trilha para não perder tempo. Vamos praticamente o tempo caminhando na beira de um rio, em trilha plana e fácil. Do lado direito, um grande painel de arenito e capões de mata nativa nos acompanha a todo tempo deixando o cenário ainda mais bonito.
A trilha foi bem rapidinha, coisa de 15 minutos até chegarmos aos pés da cascata de 30 metros de altura da Cachoeira da Mariquinha, formando um balneário de rara beleza. As pessoas estavam curtindo a prainha de areia a beira do rio, com suas cadeiras de praia e guarda-sóis. Enquanto outros banhavam-se na água fria.
O melhor horário para visitar a Cachoeira da Mariquinha é a tarde! Quando o sol bate de frente para ela e deixa toda a prainha iluminada também. Pela manhã ela fica na sombra, dificultando o banho por causa do frio.
Era possível ver andorinhas cortando a cascata para acessar seus ninhos por trás das fortes águas. O cenário ficou ainda mais incrível com um belo arco-íris que se formou perto do pôr-do-sol. Foi incrível estar lá e ver aquele momento. Ficou guardado pra sempre na memória.
Como chegar na Cachoeira da Mariquinha
O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco – PR 513. No Km 18.6, a partir do campus Uvaranas da UEPG, logo após o vilarejo do Passo do Pupo, deve-se virar à direita para uma estrada não pavimentada. Após percorrer 1,4 Km deve-se virar à direita em uma bifurcação e seguir pela mesma estrada por 12 Km até chegar ao atrativo.
Eu sugiro colocar “Cachoeira da Mariquinha” no GPS do celular e ir guiando-se. Nós fizemos isso e conseguimos chegar sem nenhuma dificuldade. Em certos momentos a estrada de terra era bem ruim, portanto se tiver um carro alto, seria melhor. Nosso carro era baixo e sofreu um pouco, mas chegou.
Valor do Ingresso e Horário de Funcionamento
Ingresso: R$10,00 por pessoa para passar o dia. Para acampamento o valor é de R$20,00. Crianças até 5 anos não pagam entrada.
Horário de Funcionamento: 8h às 20h.
O local possui um estacionamento pequeno e sem sombras.
Veja 5 dicas de passeios e O que fazer nos arredores de Curitiba em 3 dias
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Mais uma atração próxima a Curitiba. Vale a pena chegar um pouco cedo e pegar um lugarzinho na areia pra curtir ele lugar encantador..
Pertinho mesmo! Vale a pena ir conhecer num bate e volta 😉
Que Cachoeira lindaaa! Me amarrei nas fotografias
Vlw rapaz!
Esse lugar é mto especial.
Pertinho de Curitiba 😉