Como antigo morador de Valença (BA), posso afirmar que vi o Morro de São Paulo passar por diversas mudanças ao longo desses anos. Sempre que eu voltava a minha terra natal, aproveitava para passar bons momentos na ilha. Faziam 2 anos que eu não ia lá e dessa vez me surpreendi com as mudanças.
Logo na chegada, deu pra perceber as mudanças externas no forte e na ponte. Tiraram o toldo da ponte. Por quê? Após passar o dia todo na praia, os turistas ainda terão que esperar algumas horas por seu barco ou lancha para voltar pra casa. Não são todos que dormem por lá. Muitos deixam seus carros em Valença ou no Atracadouro para seguir viagem depois.
[checklist]
[/checklist]
Mas voltando ao Morro, foi muito triste ver a Fortaleza do Tapirandu, mais conhecida como o Forte de Morro de São Paulo, nas condições que encontrei. Eu entendo que um patrimônio histórico deve ser restaurado, mas não alterado de tal forma como está sendo feito. A muralha e a fortaleza foram construídas com pedras, corais e argamassa feita com óleo de baleia. O que fizeram? Cobriram tudo com cimento avermelhado! Sinto como se a história tivesse sido apagada.
Conversei com moradores que falaram que a Fortaleza irá se transformar em um restaurante panorâmico. Já montaram até um pequeno canteiro de obras no local. Fiquei triste de ver os canhões e arcos do portal simplesmente largados ao léu.
Porém gostei do novo mirante para assistir ao pôr-do-sol do alto do Morro do Farol. Eu via a hora de um acidente acontecer naquele lugar devido o grande fluxo de turistas que se aglomeravam para achar o local ideal, aumentando a degradação e erosão do solo.
Curti demais as mudanças na vila superior! Toda a pracinha foi reformada. Fizeram até um coreto para apresentação de bandas e festas. A estreita rua de acesso à praia onde antes queimávamos os pés com a areia quente foi toda calçada. As lojas agradecem a limpeza e nossos pés também.
Na segunda e terceira praia foi construída uma pista de madeira para os turistas circularem mais livremente, sem ter que andar na areia quente também. Os moradores locais aprovaram a ideia que facilitou muito o transporte de malas, bebidas, alimentos e outros itens mais pesados para os estabelecimentos. Antes isso era feito com carrinho de mão, trator e carroças puxadas por animais de carga.
Destaque especial para o deck da terceira praia. Ficou lindo. Deve ser fantástico admirar o sol se pondo de lá durante a maré cheia.
O que vocês acham disso tudo?
Esse assunto não se encerra aqui. Gostaria de convidar a todos a deixarem suas opiniões na caixa de comentários logo abaixo. Você concorda com as mudanças? Discorda? É bom para o desenvolvimento do lugar? Só vai ajudar a destruir ainda mais? Conta pra gente a sua opinião.
Dicas de Hospedagem na Região
[checklist]
- Pesquise pousadas e hotéis no Morro de São Paulo
- Pesquise pousadas e hotéis na Ilha de Boipeba
- Pesquise pousadas e hotéis em Valença
- Pesquise pousadas e hotéis na Praia do Guaibim
[/checklist]
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Maurício fiquei impressionada, concordo com vc, foi ótimo construírem um mirante e um calcadão na terceira praia. Mas não gosto da forma em que está sendo restaurada a Fortaleza, acho que uma restauração deve ser feita fielmente.
Um abraço,
Simone
É Simone, está sendo muito triste ver aquele cimento vermelho cobrindo toda a história do Morro de São Paulo. E o pior é não ver ninguem lá fazendo nada contra essa reforma. 🙁
A Fortaleza foi construida com dinheiro federal (PAC – restauração histórica)Com técnicos e engenheiros responsáveis contratados via licitação federal…o ideal era procurar ver o projeto para saber porque eles optaram por esse tipo de restauração. Nem sempre é possivel , devido ao desgaste e a deteriorização, reformar como antes..toda área que foi feita com cimento vermelho, na verdade foi uma reconstrução, pois já não havia quase nada de muro em toda a sua extensão e também a maior parte da fortaleza que o mar já tinha levado por conta da erosão…
Não é a perfeição..mas está bem melhor do que antes, com certeza!
Quanto a ponte…é realmente péssimo sem o toldo..Aí só com A TWB que administra o terminal!
Credo! Estou chocada! Só gostei do deck em cima do Morro do Farol. Achava tão peculiar caminhar na rua de areia e não ter calçada nas praias. Sem dúvida facilitou a chegada e saída com malas, mas perdeu o charme…
Não sabia de tais mudanças em Morro, local que curto muito, e fiquei triste com a tal “muralha de cimento vermelho”.
Agora, ficam algumas perguntas, quem autorizou tais obras no conjunto ruínas e muralha da Fortaleza do Tapirandu uma vez que hoje são protegidas pelo Patrimônio Histórico Nacional? A cidade de Salvador não se manifesta em relação a isso?
Triste viu.
A obra tem diversos apoiadores. Me recordo de ter visto a logo do HSBC por lá. Mas haviam outras tb.
Procurei aqui em diversas fotos pra ver as outras marcas mas não achei.
Mesmo quase 4 anos depois, vou compartilhar o que vi indo agora nessa virada de 2015 para 2016 e o que você pontua no artigo.
Resumindo:
1- Ponte já tem um toldo, mesmo que pequeno para o número de turistas de determinadas épocas do ano;
2- Não temos mais acesso ao forte, que será restaurado segundo uma placa informativa. Pelo jeito não foi colocado nenhum restaurante lá (ainda bem). A muralha parece um pouco pior do que estas de sua imagem e o portal de entrada de morro está cada vez mais degradado;
3- O patrimonio continua largado, infelizmente. Vi isto em um canhão que fica no chão la próximo a tirolesa e como não tive acesso ao forte, não dá pra saber se as peças da imagem estão do mesmo jeito, mas acredito que devam estar piores;
4- O “novo” mirante agora é velho, está interditado e todo quebrado. Pensando neste momento em específico está inclusive pior para ver o por do sol, pois a faixa agora para as pessoas ficarem é menor, o que deixa mais perigoso ainda. Espero que não ocorra nenhum acidente, mas infelizmente acredito que uma hora ou outra isso ocorrerá;
5- A praça continua bonita;
6- No deck da terceira praia já existe um pouco de depredação.
Fico triste de ver suas fotos, pois boa parte das melhorias citadas já não está do mesmo jeito e talvez até pior do que antes dela, como é o caso do mirante. Também acho que se antes a rua era de areia, deveriam ter aproveitado para enterrar os fios de energia, pois existe um emaranhado de cabos que deixa a cena feia.
No mais, adorei Morro e espero voltar em breve. Torço que os administradores tenham mais atenção ao patrimônio e que eu ainda possa ver ela mais bonita.
Abraço.
Oi Dalvan, muito obrigado por nos enviar novidades fresquinhas da ilha. Muito triste saber que não são as melhores, né? 😉