Depois de um café da manhã reforçado no Hotel Pousada dos Girassóis em Palmas, partimos para um dos destinos mais incríveis do Brasil e ao mesmo tempo menos conhecidos pelos brasileiros, o Jalapão. Cenário perfeito para mais um evento dos Adventure Bloggers, que desta vez levou 10 blogueiros para descobrir o deserto brasileiro e contar tudo em seus blogs e redes sociais.
O caminhão adaptado da Korubo pegou todos os 25 turistas no hotel às 8hs da manhã. São 300 km de Palmas até o Jalapão, mas esse percurso não é feito direto. Tem três paradas estratégicas no meio para comer, esticar as pernas e conhecer algumas atrações no caminho antes de chegar até o Safari Camp da Korubo. A primeira das paradas foi para o almoço em Ponte Alta, após 189 km em estrada asfaltada e bem sinalizada.
A refeição foi muito bem servida, e tinha frango, feijão preto, arroz, banana frita, salada, farofa e sucos ou refrigerantes a vontade. Parecia comida de vó, sabe? Essa lembrança não sai da minha cabeça.
Enquanto almoçávamos, o pessoal da Korubo nos apresentou o guia que iria nos acompanhar durante os próximos dias, o Mauro. Todas as nossas malas foram trocadas para um novo caminhão, desta vez traçado 4×4, pronto para encarar as estradas traiçoeiras e esburacadas do Jalapão.
Continuando a viagem, partimos em direção a misteriosa Serra Geral. Enquanto vamos nos afastando da civilização, percebemos a mata de transição sumindo e pouco a pouco dando início a vegetação típica do cerrado brasileiro.
Após 2hs de estrada, chegou o momento da segunda parada para conhecer o Cânion de Suçuapara e esticar as pernas em nossa primeira trilha. Mas relaxe, dá até para ir de chinelo. A caminhada é super curta e feita entre árvores. Neste momento temos o primeiro contato com a vegetação do cerrado e o guia vai nos explicando tudo que vê pela frente. O cânion é um local muito refrescante em meio a toda aridez do cerrado, com águas que escorrem por raízes de árvores e formam um pequeno riacho entre as rochas.
Uma pequena cascata entre uma fenda por onde passa o rio é o ponto alto desse passeio. Ao lado, em uma parede de pedra você ainda pode deixar um pedido. Basta escolher uma pedrinha branca e colocar lá que o seu desejo irá se realizar. Eu fiz o meu. Não deixe de fazer o seu também.
Após esse banho refrescante, voltamos revigorados para o caminhão e seguimos estrada adentro sempre acompanhados pela imponente chapada da Serra da Muriçoca. Com a noite chegando, estávamos ansiosos para o nosso primeiro pôr-do-sol no Jalapão e ele chegou com toda força. Por sorte estava na parte de cima do caminhão e pude ter uma visão mais limpa e ampla desse fenômeno da natureza.
Após dezenas de fotos, continuamos até o Safari Camp da Korubo, que fica situado a beira do Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do mundo. Já chegamos lá por volta das 18hs, e com pouca luz.
O Mauro, nosso guia, fez um rápido tour conosco pelo acampamento explicando como funciona cada detalhe do Safari Camp. Expliquei TUDO isso em outro post, e recomendo muito a leitura. Assim você vai saber tudo sobre o acampamento, as barracas, o refeitório, o banheiro, a energia elétrica, etc.
Foi o tempo de deixar nossas malas nas barracas, tomar um banho e nos encontrarmos novamente. Desta vez para o primeiro jantar do grupo no refeitório. Ótimo momento para conhecer melhor os novos companheiros de aventura pelos próximos dias. No jantar tinham dois tipos de macarrão (alho e óleo e a bolonhesa), salada e legumes cozidos com shoyo. E para a sobremesa comemos uma deliciosa banana assada com creme de leite.
Após o nosso jantar, o Mauro retornou para conversar e passar o roteiro dos dias que estavam por vir. Esse procedimento é feito toda noite para lembrar a todos sobre os equipamentos necessários para os passeios do dia seguinte.
Já era tarde e estávamos cansados, mas alguns ainda foram tomar banho de rio antes de ir para as barracas. Aproveitei o silêncio do acampamento para repor as minhas baterias e dormir. No Jalapão é assim: dormir cedo para acordar cedo!
Vídeo com o roteiro deste dia
[youtube id=”kVU87hr0_hA” width=”600″ height=”350″]
Aproveite para conhecer nosso E-Book: Guia de Viagem ao Jalapão. Tudo que você precisa saber pode estar no seu tablet ou celular. Dicas práticas, roteiro dia a dia, fotos e muito mais. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso E-book do Jalapão.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Parabéns! Gostei muito do seu blog.
Realmente o restaurante de Ponte Alta lembrou comida de vó! 🙂
Lindas fotos!
Beijos,
Lillian.