Poucos sabem que é possível fazer Safári na Índia e que lá é o melhor lugar para ver o Tigre-de-Bengala. Visitei três Parques Nacionais da Índia e fiz diversos “game drives” para conseguir ver de pertinho um dos maiores felinos do mundo. Coloque a região de Madhya Pradesh no roteiro da sua próxima viagem à Índia, e esqueça a ideia que só tem safári na África.
Grande santuário da vida selvagem, a Índia é a segunda nação mais populosa do planeta e onde se encontra a maior concentração desse magnífico felino. Se você procura um lugar onde ver o Tigre-de-Bengala, certamente é em um Safári na Índia que irá conseguir ter essa experiência incrível.
Organize aqui a sua Viagem para a Índia
+ Leia aqui todos os nossos posts da Índia
+ Encontre Hotéis na Índia com promoções de até 80%
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia
+ Alugue um carro na Índia em reais, sem IOF e em até 12x
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na Índia
São mais de uma centena de Parques Nacionais na Índia, a maioria deles com o objetivo de proteger o animal símbolo do país: o Tigre-de-Bengala, também conhecido como Tigre-Indiano. Essa é uma das 6 subespécies de tigre restantes no mundo, sendo a segunda maior dentre elas, ficando atrás apenas do Tigre-Siberiano (que eu também sou louco para ver).
Para você ter uma ideia, apenas 10% da área dos parques nacionais tem autorização para receber turistas. Essas áreas são reservas ambientais com leis super rigorosas. Por exemplo, existe um número limite de carros para entrar por dia e tem horário de saída, sob pena de multa em caso de não cumprimento.
Visitei o Parque Nacional de Kanha, o Parque Nacional de Bandhavgarh e o Parque Nacional de Satpura. Dentro deles, as áreas que exploramos foram o Kanha Tiger Reserve, o Bandhavgarh Tiger Reserve e o Satpura Tiger Reserve. Todos fazem parte do Projeto Tigre, que é o órgão que fiscaliza todas as Reservas de Tigre e Parques Nacionais da Índia.
Kanha National Park – O mais lindo de todos! (pra mim)
O Parque Nacional de Kanha foi onde fiz o mais incrível Safári na Índia. Não sei se foi porque foi onde onde tive o meu primeiro encontro com dois tigres-de-bengala de uma única vez ou se ele realmente é mágico. Brincadeira, ele é realmente surreal!
Possui uma riquíssima vida selvagem e exuberante floresta quase intocada. A Kanha Tiger Reserve possui uma das paisagens mais incríveis da Índia, dentro do Parque Nacional de Kanha. Encontra-se numa série de planaltos nas colinas de Maikal, a leste da antiga cordilheira de Satpura, na Índia central.
Bandhavgarh National Park – O lar do Tigre Branco Indiano
Considerado um dos melhores Safári na Índia, foi no Parque Nacional de Bandhavgarh onde tive mais dois encontros com os tigres-de-bengala. Fora todos os outros animais que vimos durante os “game drives”. O Bandhavgarh Tiger Reserve possui riquíssima vida selvagem e uma densa floresta que fica ainda mais linda coberta pela névoa do amanhecer do dia.
O Parque Nacional de Bandhavgarh compreende uma área protegida de 437 km2 e era a antiga reserva de caça do marajá de Rewa. Atualmente é um famoso centro natural de preservação dos Tigres Brancos. O terreno não é plano, o que dificulta um pouco a mobilidade dos jipes de safári. São colinas rochosas intercaladas com pântanos e vales cobertos de florestas.
Satpura National Park – Safári de jipe, canoa e a pé
Aclamado como um dos parques mais bonitos da Índia, o Parque Nacional de Satpura é realmente espetacular. No coração do estado de Madhya Pradesh, próximo a multicultural Bhopal, é perfeito para a observação de aves, tigre-de-bengala, leopardos e urso-preguiça.
A Satpura Tiger Reserve é um destino ideal para observação de aves e borboletas. As escarpas verticais são o lar de numerosas aves de rapina, como águias, falcões, corujas e outros. A quantidade de espécies de martim-pescador e pica-paus é incrível. São mais de 300 espécies de aves catalogadas.
Como chegar nesses Parques Nacionais da Índia
Todos esses parques estão localizados na Índia Central, no estado de Madhya Pradesh. Eu cheguei do Brasil em Délhi e fiz uma conexão para Raipur. De lá fui de carro até Kanha, depois Bandhavgarh e então Satpura. Finalizando a viagem em Bhopal, de onde peguei um voo para Délhi e depois Brasil.
A localização desses parques fica bem no interior da Índia, em áreas muito isoladas, onde você vai conhecer uma parte da Índia mais pobre, mais pura e selvagem. Já te adianto que vale a pena cada minuto. Foi uma experiência enriquecedora ter contato com esse povo tão simples e acolhedor.
Para saber como chegar nos Parques Nacionais da Índia veja no mapa o roteiro que fiz e tive a chance de realizar o sonho de ver o tigre-de-bengala.
Como funcionam os Safáris na Índia
Você só pode entrar no coração da floresta com os safáris de jipe, acompanhado por naturalistas experientes e guias atentos. Para ter uma melhor experiência nos safáris da Índia é preciso acordar bem cedo.
Todos os safáris que fiz tivemos que levantar por volta das 4:30 da manhã para entrar na fila de carros dos parques. Existe um limite diário. Todos oferecem café da manhã em uma área segura do parque por volta das 8hs. Daí o tour continua até umas 11 ou 12hs.
Como falei, existe um número limitado de carros que podem entrar em cada portaria do parque, e se você chegar tarde, não tem conversa pra entrar. Nos safáris da tarde é a mesma coisa. Ambos têm um horário limite para a saída do parque, correndo o risco de ser multado caso ultrapasse essa hora.
Mas a grande preocupação é de não ver nenhum tigre. Lembre-se que safári não é zoológico. Os animais nunca estarão esperando por você nos lugares. A dica é estar sempre com a câmera a postos, mas não esquecer de curtir o momento também. Valeu a pena cada minuto de cada Safári na Índia que eu fiz.
Agência parceira – Quem leva
Todo o meu roteiro na Índia, inclusive transfers, safáris nos Parques Nacionais e reservas nos hotéis, foi organizado pela agência Travel Inn. A experiência do Safári na Índia certamente não teria sido igual se não fosse pelo excelente serviço prestado por toda a equipe. Obrigado por tudo. Amei todas as experiências.
+ NÃO ESQUEÇA de contratar um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia
Tem dúvidas sobre Safári na Índia?
Esqueci de mencionar algo sobre os Parques Nacionais da Índia? Tem pouco tempo e quer saber qual Safári na Índia deve escolher? Quantos “game drives” deve fazer para conseguir ver o tigre-de-bengala na Índia? Por favor, deixe suas dúvidas nos comentários abaixo que terei o maior prazer em respondê-las.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Olá, Maurício, boa tarde tudo bem? Gostei muito da matéria!! Quanto custa em média estes Safaris? Muito obrigado.
Oi André, o padrão é tipo da África. Na época custava entre 200/400 dólares.
Alguns já eram inclusos nos valores das diárias dos hotéis.
Então valeu bem a pena.