Situada na Baia de Paranaguá e próxima a Curitiba, a Ilha do Mel atrai turistas o ano todo. No verão, vão atrás de tranquilidade, natureza, praias e surf. No inverno, as temperaturas mais amenas atraem os que procuram um pouco de paz nessa ilha paradisíaca. Você pode ficar mais dias, mas também é possível fazer um roteiro de 1 dia na Ilha do Mel (e sair de lá doido pra voltar e ficar mais dias, hehehe).
A Ilha do Mel encanta por sua beleza a vegetação praticamente intocadas. Não há tráfego de carros, motos e tão pouco iluminação elétrica nas trilhas. Somente nos pontos de comércio e pousadas. O sinal de celular também é fraco em alguns pontos e praticamente não funciona ou é muito lento. É uma ótima opção para quem quer viajar desconectado (eu adoro!) para um lugar de beleza incrivelmente rústica e ainda barata.
Antes de continuar a leitura, assista esse vídeo que fizemos lá:
LEIA TAMBÉM
+ Procure uma pousada na Ilha do Mel com desconto de até 80%
+ Alugue um carro em Curitiba e faça esse tour por conta própria
+ Roteiro de 3 dias em Ponta Grossa
+ O que fazer nos arredores de Curitiba em 3 dias
+ Onde ficar na Ilha do Mel: Nova Brasília ou Encantadas?
Mais de 90% da Ilha do Mel é coberta por restinga virgem. Pela sua importância ambiental e sociocultural, ela é considerada um Patrimônio Natural Mundial, pela UNESCO. A Ilha do Mel também é tombada pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Paraná.
Como chegar na Ilha do Mel
De carro é a opção mais rápida e prática, mas também é possível ir de outros meios. A dica é sair de Curitiba bem cedinho de carro para pegar uma das primeiras balsas saindo de Pontal do Sul. Chegamos lá por volta das 8hs, estacionamos e fomos pro terminal de onde saem as balsas. As travessias de barco deste local levam apenas 30min e custou 35 reais o ticket (ida e volta).
+ Veja os preços para alugar um carro em Curitiba
Nossa opção de como chegar na Ilha do Mel foi descendo em Nova Brasília e ir caminhando pelas praias até Encantadas, de onde pegamos o barco de volta pro continente no final do dia. Você pode comprar também o trajeto inverso, mas eu gostei mais assim.
O que fazer na Ilha do Mel em 1 dia
Chegamos na Ilha do Mel por Nova Brasília, onde ficam algumas das atrações da ilha. A ideia era alugar uma bike, mas os valores eram abusivos (15 reais por hora ou 70 reais o dia todo). De qualquer forma é possível fazer tudo a pé, e ir de praia em praia, conhecendo tudo sem pressa. O que eu achei até melhor.
Os pontos turísticos de maior destaque na Ilha do Mel são a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de N. S. dos Prazeres, todos abertos à visitação pública gratuitamente. Ahhh, um detalhe importante, a ilha tem limite de até 5 mil turistas por dia, então não espere encontrar os lugares sempre vazios.
Começamos nosso passeio na Ilha do Mel pelo Farol das Conchas. Ele fica no alto do Morro das Conchas e foi construído por ordem de D. Pedro II. Ainda nos dias de hoje permanece em funcionando guiando os navios que entram na Baia de Paranaguá em direção ao porto.
A vista do alto do Farol das Conchas é fascinante. Lá do alto é possível avistar a Estação Ecológica (área de reserva e preservação ambiental), a Praia do Farol, a Praia do Istmo, a Praia da Fortaleza e a Ilha das Palmas na Enseada das Conchas. E do outro lado a Ponta do Joaquim e a Praia de Fora, ou Prainha, um dos principais points de surf da ilha. Levantei o drone desse local e a vista foi de encher os olhos d’água.
Descemos e iniciamos nossa caminhada pela Praia Grande. Essa é uma das praias com menor povoação na Ilha do Mel e, por isso mesmo, com a infraestrutura mais precária do que a Encantadas ou a Nova Brasília, embora possua algumas pousadas, bares e restaurantes.
Seguimos caminhando pelas praias, subindo e descendo trilhas sempre beirando o mar e com o sol na cabeça (não esqueça água, protetor solar e boné). Desse ponto em diante praticamente é só praia deserta e sem nenhuma infra até chegar em Encantadas.
Passamos por lugares lindos, tais como a Praia do Miguel, Praia da Nhá Pina, Bica do Norinho, Praia da Boia, até chegar na Gruta das Encantadas, um local repleto de lendas e mistérios. Por conta disso, é um dos lugares mais procurados e fotografados pelos turistas. Existe até uma passarela que facilitou muito o acesso a gruta.
Como já estávamos próximos do horário da última balsa (18hs), ainda demos uma passada na vila de Encantadas. Enganei-me ao pensar que estaria isolado no meio do mar. A infraestrutura local conta com algumas agências, mercadinhos, bares, restaurantes e até mesmo incríveis pousadas na Ilha do Mel.
Onde ficar na Ilha do Mel
Como falei, não ficamos hospedados por lá, mas tem opções de pousadas na Ilha do Mel para todo público, desde hostels para os mochileiros, quanto pousadas de charme e boutique para quem procura exclusividade com um pouco de luxo rústico, que é o clima da ilha. Você pode ficar hospedado em duas das principais vilas: Nova Brasília ou Encantadas.
+ Pesquise as melhores pousadas na Ilha do Mel com descontos
+ Onde ficar na Ilha do Mel: Nova Brasília ou Encantadas?
No lado sul da ilha está a Vila das Encantadas, com boa infraestrutura de recepção turística, restaurantes, lanchonetes e pousadas. Fica próxima à Praia do Mar de Fora, voltada para o mar aberto, com boas ondas para surfe. Nos finais de semana e na temporada de verão, a noite é animada por bares e forrós bastante animados.
Localizada na parte mais estreita da Ilha do Mel está a vila da Nova Brasília. Lá há uma boa infraestrutura de recepção turística, com restaurantes, lanchonetes e pousadas, além de uma boa vida noturna nos finais de semana e na alta temporada. A Nova Brasília é o local de entrada para ir ao Farol das Conchas, à Praia Grande e à Fortaleza.
O que eu achei da Ilha do Mel em 1 dia
O que posso dizer é que eu amei conhecer a Ilha do Mel em 1 dia, mesmo em um bate e volta rápido saindo de Curitiba. A ilha é realmente mágica e tem um clima delicioso no ar, além de gente bonita, natureza exuberante e atrações para todos os gostos.
Nesse meu roteiro vi que tem o que fazer em 1 dia na Ilha do Mel, mas descobri também que dá pra ficar muito mais tempo na ilha, seja descobrindo outras coisas pra fazer ou sem fazer nada largado em uma praia qualquer, simplesmente relaxando.
+ Todos os encantos da Ilha do Mel
+ Veja também um Roteiro de 5 dias na Ilha do Mel
+ Passeio de lancha na Ilha do Mel para ver golfinhos
Tem dicas da Ilha do Mel pra me dar? Pode deixar aí nos comentários que eu já estou doido pra retornar pra ficar mais tempo na ilha.
Veja 5 dicas de passeios e O que fazer nos arredores de Curitiba em 3 dias
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
O que dizer da ilha do mel. Já fui 4 x e não me canso. Lugar alto astral, natureza praticamente intocada, praias limpas, gente jovem e bonita. Vale muito a pena ficar em uma das pousadas simpáticas ou campings da regiao.
Dá próxima que eu for será pra ficar alguns dias lá… gostei muito!
Quanta dica legal!!!! Muito bom seu blog.
Valeuuuuuuuuuu!
Brigadão mesmo 😉
Cara, que sensacional!
Você consegue transmitir, através da sua experiência, a empolgação necessária para querer visitar o lugar! Muito bom! Forte abraço!
Aeeeeeeeee! Legal que você captou isso!!
Eu realmente tive experiências maravilhosas por lá.
Pode ir que vc vai amar! Hehehe
Grande abraço
Da pra acampar lá?
Simmmmm! Tem vários campings por lá… tanto em Nova Brasília quanto em Encantadas.
Mauricio vamos eu e meu esposo ,agora em janeiro ,qual melhor caminho p/ 2 setentões em Ilha do Mel??viagem de 1 dia.
Gostei muito do vídeo e vou lá conhecer essa maravilha da natureza.
Vá sim! Sou apaixonado pela Ilha do Mel.
O lugar é lindo demais mesmo.
Olá tudo bem?
Queria saber se é legal ir conhecer a ilha em abril?
Pode ser que pegue uns dias mais fresquinhos, mas com certeza é um bom período, pois já acabaram as chuvas. 😉
Amei suas dicas. Estou pesquisando sobre a Ilha do Mel pois queremos programar uma viagem de férias pra lá.. nosso sonho conhecer a Fortaleza. Acho que vamos em dezembro entre Natal e ano novo passar uns 3 dias lá.
Ahhhh, você vai amar! Tente ficar alguns dias por lá.
Veja nossa dica em outro post para ficar 5 dias e fazer MUITA coisa.
Muito Bom!
Valeu!
De todos os posts que li sobre a Ilha do Mel, o seu é o mais didático e claro possível!
PARABÉNS e OBRIGADO,
Vladimir Fernandes Bento.
Obrigado Vladimir.
Eu sempre tento explicar tudo de maneira mais clara possível.
Que bom que meu post te ajudou. 😉
Muito obrigada pelas dicas!!! Gostaria de saber se ir a ilha é interessante para curtir a praia, tomar banho no mar.. tem opção de cadeira de praia..? obrigada
Simmmmmmm! Dá pra curtir bastante as praias. Em algumas delas tem opção de cadeira de praia, mas tem que alugar. Eu usei minha canga mesmo quando queria sentar pra pegar sol.
Olá… obrigada pelas dicas…qual tempo de caminhada do farol até a gruta?
Muuuuuuuuuitas horas! É bemmmm longe mesmo. Rsrsrs
Bom dia, para visitar Encantadas ir de manhã e voltar a tarde precisa fazer cadastro antes ou pode fazer na hora?
Cadastro? Não entendi.