O objetivo da nossa viagem a Cordisburgo era conhecer a famosa Gruta do Maquiné, mas acabamos descobrindo muito mais, como o Seu Brasinha e o Museu Casa Guimarães Rosa. Quem encontrou a gruta em 1835 foi o naturalista e pesquisador Peter Lund, que saiu embasbacado com tamanha beleza. “Nunca meus olhos viram coisa tão bela e magnífica nos domínios da natureza e da arte”, disse.
Cordisburgo fica a poucas horas de carro de Belo Horizonte (120km) e é possível visitar suas principais atrações em um único dia, com sol ou chuva. Se você chegar de outro estado, a dica é alugar um carro no aeroporto de BH e fazer tudo por conta própria. Se preferir ainda pode dormir em alguma pousada em Cordisburgo ou outra cidadezinha nos arredores.
Veja também:
Como chegar no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Conheça o Parque Estadual da Lapa Grande
A infraestrutura para receber o turista é excelente. Tudo muito bem organizado, com receptivo, bilheteria, estacionamento e visitas guiadas com hora marcada. São mais de 60 grutas em Cordisburgo, e 33 delas estão no complexo do Maquiné. Porém a mais famosa e visitada é a Gruta do Maquiné.
Gruta do Maquiné: “Espetacular”
São 7 enormes salões na Gruta do Maquiné com espeleotemas de tirar o fôlego. Além de estalactites, estalagmites, represas de travertinos e coraloides, a caverna possui também formações de piscinas, colunas e cascatas de pedra que parecem reais.
Grutas gigantes e iluminadas na medida certa (artificialmente) são um convite a percorrermos por trilhas demarcadas que nos levam até o fim, onde está a “cama” que Peter Lund usou durante suas descobertas. São pouco mais de 650 metros de caminhada dentro da gruta e um desnível de 18 metros que nem dá pra sentir.
O Salão do Altar é um dos mais famosos da Gruta do Maquiné, pois foi lá um dos cenários da novela global Império, onde o comendador escondia o seu diamante (que deveria ser no Monte Roraima). A formação parece um trono gigante ou um altar. Depende do seu ponto de vista.
O Salão das Piscinas de Travertino me deixou curioso para voltar lá na época das chuvas. Elas estavam totalmente secas e nosso guia contou que quando chove ficam cheias de água refletindo tudo que está ao alcance dos nossos olhos. Deve ser surreal de lindo!
O Salão Dr Lund é o final e maior de todos. Possui um sumidouro nele, que nos faz pensar onde vai sair aquele lugar. O salão recebeu esse nome em homenagem ao seu descobridor. Dizem que ele dormia numa “cama de pedra” perfeita que tem no fundo da gruta durante o tempo que passou fazendo suas pesquisas. É possível chegar pertinho.
Veja a galeria de fotos abaixo com todos os detalhes dos salões gigantes, espeleotemas esculpidos pela natureza e principais atrações da Gruta do Maquiné.
Onde comer perto da Gruta do Maquiné
Pertinho da Gruta do Maquiné tem o Restaurante Chero’s. Ele fica bem em frente ao receptivo e servem o melhor da típica comida mineira. Pedimos um feijão tropeiro com carnes, linguiça e torresmo. E pra finalizar um doce de leite que estava tão bom que eu não resisti e acabei comprando um pote pra trazer pra casa.
Assista o vídeo da Gruta do Maquiné
* Viajamos a convite do SETUR-MG para conhecer o Circuito das Grutas e Cavernas de Minas de Gerais.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.