Mais do que ver araras, jacarés, capivaras, tamanduás, veados campeiros, antas e sucuris, acho que esse é o animal que todos desejam ver em uma visita ao Pantanal: a Onça Pintada. Não é mesmo? Essa foi a nossa segunda visita a esse destino ainda pouco explorado pelos brasileiros e finalmente conseguimos encontrá-la e fazer alguns registros em foto, bem pertinho do hotel fazenda Pantanal Jungle Lodge.
Pra começar não existe uma receita para encontrar a Onça Pintada no Pantanal. O maior fator é contar com a sorte e rezar muito pra que ela apareça. Pra vocês terem uma ideia, depois que a vimos e postamos uma foto em nosso Instagram, muitas pessoas falaram que já foram mais de 15 vezes a diversas regiões do Pantanal e nunca a encontraram. Então, talvez eu seja um cara de sorte, hehehe.
Assista ao vídeo desse encontro com a Onça Pintada e assine nosso canal no Youtube
Algumas fazendas possuem guias com equipamentos rastreadores que vão atrás do sinal das onças que já foram catalogadas e possuem coleira. Assim é fácil, né? Mas a Onça Pintada que vimos nas redondezas do Pantanal Jungle Lodge foi na base da sorte mesmo, e da colaboração de outros pantaneiros. Vou explicar.
Nós havíamos acabado de voltar do safári noturno, ainda em euforia por ter avistado muitos animais e um pôr-do-sol de cair o queixo, quando um outro pantaneiro parou no nosso hotel perguntando se tínhamos visto a onça. Ele falou que ela estava bem pertinho, do outro lado da margem do rio. Em menos de 1 minuto estávamos todos dentro do barco novamente e partimos para o memorável encontro.
Eu vou falar, falar, falar e não vou conseguir expressar tudo que senti naquele momento. Gente, é simplesmente incrível estar frente a frente com a Onça Pintada no Pantanal. Um misto de emoções e nenhum medo. Curtindo o momento, registrando fotos, fazendo vídeos… tudo isso tentando encontrar o foco, achar o ângulo perfeito, respirar, suspirar, controlar a tremedeira da emoção… tudo isso enquanto aguardava o barco se posicionar enfrentando a correnteza do rio. Portanto me perdoem pelas fotos meio tremidas e sem muito foco.
Ela estava tão tranquila. Se levantou, deu uma volta na árvore e voltou a deitar-se na beira do rio. Tudo isso a menos de 10 metros do nosso barco. Até que nosso guia pediu para irmos embora e deixá-la descansar. Ok, eu entendi. Por mim teria ficado lá a noite toda apreciando ela, mas aceitamos e voltamos pro hotel. Alguns outros funcionários também foram com a gente em outro barco, e pra alguns também foi a primeira vez. Pensem aí… alguns deles são moradores do Pantanal e nunca tinham visto uma onça! Mais um sinal da sorte!
No jantar os comentários foram somente sobre a onça que vimos (assistam ao vídeo que fizemos dela). E isso se prolongou durante todos os outros 3 dias que ficamos hospedados no Pantanal Jungle Lodge. Sim, nosso encontro com a Onça Pintada do Pantanal foi logo no primeiro dia! E confesso que foi difícil dormir naquele dia tamanha excitação com esse encontro que vai ficar marcado pra sempre na minha vida.
Saiba mais sobre a Onça Pintada do Pantanal
A Onça Pintada é o maior felino das Américas, e é também uma das espécies mais emblemáticas da fauna brasileira. No Pantanal, esse felino costuma habitar as margens dos rios onde a oferta de alimentos é maior, sendo uma excelente nadadora. No Brasil, a onça pintada é listada pelo IBAMA (2003) como ameaçada de extinção, e globalmente é classificada como quase ameaçada (IUCN, 2008). A caça predatória e atropelamentos nas estradas ainda são os piores inimigos desse felino tão poderoso, que se torna uma vítima indefesa nas “garras” dos homens.
A Onça Pintada do Pantanal é um felino de hábitos noturnos e diurnos, e habita as matas e capoeirões. Suas presas favoritas são a capivara e o jacaré, mas caçam também veados, porcos do mato, tatus, peixes e até mesmo aves. Na falta desses, ataca o gado das fazendas causando uma perda anual de cerca de 3% nos rebanhos, o que quase a levou a extinção. Um trabalho forte das ONGs e ICMBIO transformou essa história para melhor e pouco a pouco elas vão retomando o território. Ao invés de armas, agora elas são mira de lentes fotográficas de turistas.
Vale informar que 90% dos turistas que visitam o Pantanal são estrangeiros, e 100% deles são loucos para o encontro com o “jaguar” brasileiro. Adulta, a onça pintada pode pesar 160 Kg e medir aproximadamente 2 metros e meio. Além dela, no Pantanal vive também a suçuarana, ou onça parda, de porte menor e de aproximadamente 50 Kg, ainda mais rara de ser avistada.
Muito obrigado ao Pantanal Jungle Lodge por nos receber tão carinhosamente, proporcionar experiências tão incríveis e nos fazer sentir parte da família pantaneira. Nos aguardem, que em breve voltaremos.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.