O Rio de Janeiro sempre surpreende, até mesmo a seus mais antigos moradores. Dona de alguns dos cartões-postais mais famosos do mundo, a Cidade Maravilhosa possui também uma área que lembra o Pantanal e pode ser descoberta através de um delicioso passeio de barco da Barra até a Reserva com o pessoal da Barra Water Shuttle.
O complexo de lagoas da Barra da Tijuca é uma dessas preciosidades e já foi carinhosamente apelidada de “Pantanal Carioca“. E é quase isso mesmo, devido sua grande variedade de fauna e flora, com jacarés, capivaras, diversas espécies de garças e aves, e muito mais. É um prato cheio para quem quer chegar perto desses animais e para quem quer curtir uma paisagem natural.
O dia estava lindo, nem quente demais, nem frio, bem fresco. O passeio de barco pelo Pantanal Carioca tem a duração de aproximadamente 3 horas, onde navegamos 26 km pela enorme Lagoa de Marapendi com diversos canais e pequenas ilhotas, da Barra até a Reserva. São 3 horários de saída: 11h, 14h e 17h.
Existem vários pontos de embarque, e independente disso, o passeio tem a mesma duração, pois percorre um circuito circular. Nós pegamos o barquinho na doca próxima ao Hortifruti do Jardim Oceânico, onde tem muitas vagas para estacionar (de graça!). Uma ótima opção para quem vem da Zona Sul e também para quem mora na Barra devido a facilidade de encontrar estacionamento.
Já na saída do passeio vimos várias espécies de lindas garças contrastando com o manguezal rodeado de prédios e casas. Como saímos do início da Barra, fomos navegando lentamente pelo canal que dá acesso a Lagoa de Marapendi, que é rodeado de bons hotéis na Barra da Tijuca.
Chegando perto da região do AlfaBarra (onde tem a ponte que liga a praia ao terminal da Alvorada) já é possível ver toda a sua grandiosidade. Até eu fiquei impactado com tamanha beleza, e olha que sou morador da Barra. A lagoa se abre e dá pra ver tudo bem distante. É lindo!
Durante o caminho vimos vários peixes saltando a frente e ao lado do barco, deixando o cenário ainda mais bonito. Mas o melhor estava por vir. Quando chegamos perto da Reserva a paisagem mudou completamente, aparecendo pequenas “praias” de areia e ilhas de manguezal.
Esse nosso Rio de Janeiro é realmente muito lindo! A volta foi ainda mais legal, com a imponente Pedra da Gávea bem a nossa frente o tempo todo, nos guiando pelo canal até a região da Ilha da Gigóia, que é desconhecida pela maioria dos cariocas, talvez por estar escondida por trás dos grandes prédios da Barra da Tijuca.
Demos uma volta por lá e a Ilha da Gigóia me surpreendeu novamente. Fazia tempo que eu não ia lá e pude ver um crescimento bem bacana de restaurantes e hostels (albergues) com vista para a lagoa. Nada mal, né? Por incrível que pareça, poucos sabem, mas lá tem pousadas e albergues também. Além de casas e apartamentos para alugar. Vale a pena pesquisar se você ficou interessado.
E o engraçado é que logo ali atrás da ilha está uma grande concentração de jacarés! Agora sim o Pantanal Carioca estava mostrando o seu significado ainda mais de perto. Sim, é possível chegar bem pertinho deles e fazer fotos lindas! Mas sempre respeitando seu espaço, e sem perturbar seu descanso, claro.
Durante todo o passeio de barco o comandante Rômulo (muito engraçado, por sinal) vai contando todas as curiosidades e histórias dos locais, descrevendo os animais avistados, e dando todas as informações que precisamos. Ele também serve como cortesia uma bandeja de salgadinhos (chips, doritos e amendoins) e bebidas leves (refrigerante, mate e água), tudo incluso no passeio. Apenas as bebidas alcoólicas são cobradas à parte para quem desejar.
Infelizmente sou obrigado a falar também do descuido com a região. Durante o passeio pelo Pantanal Carioca vimos saídas de esgoto e muito lixo, como garrafas, baldes, sacos plásticos e objetos abandonados nas margens. Essa é a parte feia, causada exclusivamente pelo homem. Não dá pra culpar apenas a prefeitura pelo descaso, mas fica o alerta aqui. Galera, vamos produzir menos lixo, e jogá-lo nos locais certos: a lixeira!
Mais fotos do Pantanal Carioca
Valores – Se vocês gostaram desse passeio de barco que fizemos com a agência Barra Water Shuttle e quiserem fazer também, saiba que ele custa 120 reais para adultos, e 90 reais para a maior idade e crianças entre 6 e 11 anos (até os 5 anos não paga). Eles tem descontos especiais para moradores do Rio de Janeiro, e o custo é de 80 e 60 reais para cariocas, seguindo a mesma regra de idades.
Ahhh, umas dicas finais. Não molha durante o passeio, a não ser que você fique bem na frente, mas são só alguns respingos de água. Nos dias mais fresquinhos ou fim de tarde é aconselhável legal um casaquinho leve por causa do vento. Para quem tem alergia a mosquitos, é legal usar repelente. Eu não senti nenhum, mas uns amigos sim. E nos dias de muito sol, um protetor solar é sempre bem vindo.
Fizemos esse passeio junto com vários outros blogueiros a convite do Barra Water Shuttle (www.bws.tur.br) para conhecer de perto o Pantanal Carioca e compartilhar com vocês em nosso blog e redes sociais. Foi muito divertido!
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Lindo demais, a cor da água é incrível. Quero muito conhecer, uma pena a questão do esgoto. Mas são esses recantos nas cidades grandes (especialmente no Rio) encantadores!!!
É verdade Fabio! E olha que o dia não estava tão ensolarado. Num dia de verão a água fica ainda mais cristalina. O Rio sempre surpreende. 😉