“Ta na mesa, pessoal!” – O café da manhã do Hotel Bella Itália é um grande incentivo a se levantar mais cedo e carregar as energias que iremos gastar durante o dia. Nossa, não me canso de falar isso, eu sei. Mas é porque é muito bom mesmo. E um detalhe que eu ainda não citei são as músicas selecionadas especialmente para deixar tudo ainda mais saboroso. Pequenos detalhes como este fazem a diferença.
Os passeios agendados do lado argentino são cansativos e incluem trilhas longas por todo o parque. Antes de tudo, aconselhamos a levar uma pequena mochila com itens básicos, como água, lanche e uma capa de chuva (caso não queiram se molhar no destino final da aventura). Fizeram parte do nosso roteiro do dia: visitar o Marco da Fronteira Argentina, fazer um rápido City Tour em Puerto Iguazú e desbravar o belíssimo e bem-estruturado Parque Nacional del Iguazú.

Apreciando a vista no Marco da Fronteira Argentina
Após um rápido City Tour, fomos direto para o marco que tem uma vista panorâmica incrível do encontro dos rios Iguaçu e Paraná, onde se observam as costas do Brasil e Paraguai. No lado brasileiro também é possível avistar melhor o Espaço das Américas, que se trata de um local de caráter político, empresarial e cultural destinado ao aprimoramento e fortalecimento das relações entre os países do MERCOSUL. Deste ângulo é possível ver as vias de escaladas com diversos níveis de dificuldade encravadas na parede externa da construção.
Também é possível comprar lembrancinhas e artesanato na área ao redor do marco. As lojinhas são bacanas e o preço melhor ainda. Barganhe para conseguir um preço melhor. Eu comprei uma onça entalhada em madeira por 3 reais. Achou caro? O peço inicial eram 10 reais.
Conhecendo o Parque Nacional del Iguazú
Estávamos ansiosos para chegar neste ponto do passeio e estrear o passaporte. Já na entrada é possível ver que a estrutura do parque é bem diferente do brasileiro. A começar pelo centro de visitantes de dois andares. Enquanto as trilhas em território brasileiro se destacam pela fabulosa vista panorâmica, é na Argentina aonde o visitante chega mais perto de uma infinidade de saltos, como o maior de todos e mais famoso, a Garganta do Diabo, que pode ser assistida inclusive durante a noite, em dias de lua cheia (que deve ser incrível).

Para ser mais preciso, o salto em forma de ferradura é o ponto alto de um roteiro de trilhas e circuitos que somam mais de quatro quilômetros de caminhada. Pode ir com os pés preparados para andar. Muito. O rio e as quedas são as mesmas, mas quem contempla o espetáculo das águas das Cataratas a partir das margens brasileira e argentina experimenta sensações diferentes em cada um dos lados.
O início da jornada em terras argentinas é na mata, em solo firme, onde o verde das árvores prevalece e somente é possível ouvir o caudaloso barulho das águas e o canto inconfundível de aves como a gralha azul, ameaçada de extinção, que apareceu para nossas lentes por muitas e muitas vezes durante as caminhadas. Contudo, ao passo em que o leito do rio se aproxima, o turista caminha sobre passarelas gradeadas e começa a avistar, no alto das escarpas de basalto ou sob os próprios pés, quedas de águas límpidas povoadas por peixes e cada vez mais volumosas. A beleza da paisagem cresce na mesma proporção em que aumenta a vazão dos saltos.

A margem esquerda do Iguaçu, Argentina, tem passarelas acima e abaixo das Cataratas. Na trilha inferior, o Salto Bossetti é dono das atenções ao oferecer uma ducha natural irresistível nos dias mais quentes, no verão, que não foi o nosso caso. Desta vez havia apenas um filete de água passando por ali.
A Ilha San Martin é uma atração à parte dentro do Parque Nacional del Iguazú, que oferece vistas espetaculares do Salto San Martin e de “La Ventana”, uma enorme formação rochosa em frente aos saltos. O acesso de barco dá-se partindo da Trilha Inferior do Parque. O passeio cruza o rio até a ilha de San Martin, com exceção dos períodos de grandes cheias. Chegando a ilha, percorre-se uma escadaria de 160 degraus até o topo. No final há um acesso através de passarelas a três pontos panorâmicos de onde se avistam as quedas. Apreciar o salto San Martín, aliás, é privilégio exclusivo de quem visita as Cataratas argentinas. Na ilha de mesmo nome, apenas os barcos argentinos podem aportar. Mais arrebatador que o salto San Martín, mesmo, somente a Garganta do Diabo, coração das águas de Foz do Iguaçu.

Para chegar até a famosa e tão esperada queda basta pegar um trem elétrico na estação que leva os visitantes até a passarela de acesso, distante 25 minutos do centro de recepção dos turistas. É difícil expressar com palavras o poder da natureza na Terra. Só mesmo estando lá para sentir suas gotículas refrescando e lavando a alma. A TV UOL estava por lá fazendo uma matéria e acabei dando uma entrevista falando do que estava sentido naquele momento.
Além do extenso conjunto de trilhas, o Parque Nacional del Iguazú têm diversos atrativos e uma infra-estrutura completa de atendimento ao turista, a começar pelo amplo centro de recepção de dois pisos. Ele abriga uma sala multimídia para filmes sobre o parque e sobre Ecologia, um ambulatório, lanchonete, restaurante, loja de souvenires e central telefônica.

Compras no Duty Free Shop
Mais uma parada de compras. Assim vou ficar falido. Os preços são incríveis! Não posso negar que os olhos lacrimejam, as mãos coçam e os cartões de crédito ficam a ponto de saltar da carteira. Como já havíamos ido ao Paraguai, tivemos a chance de comparar os preços dos dois lugares. No Duty Free são um pouco mais caros de 5% a 15%. Porém aqui a segurança de comprar um produto verdadeiro vale a diferença.
O Duty Free Shop fica localizado na cidade de Puerto Iguazú e é uma ótima opção de compras para quem visita Foz do Iguaçu. Nele são vendidos produtos importados, tais como, bebidas, eletrônicos, perfumaria, chocolates, roupas, calçados, comestíveis, óculos entre outros. A grande vantagem é que ele está localizado em uma zona franca, fica em território argentino, após a ponte, mas antes de passar pela aduana, oferecendo preços com menos impostos e então mais baratos. Também é uma opção bem mais tranqüila que o Paraguai tendo um ambiente mais, limpo, tranqüilo e agradável.

Observação Importante: para entrar no Duty Free Shop é obrigatório portar o RG ou passaporte.
Serviço
Cataratas del Iguazú
Endereço: Avenida Victoria Aguirre, 66
Fone: (54) 3757 420-722 e 420-382
Horário: das 8 às 18 horas (na segunda-feira abre às 13 horas)
Puerto Iguazú – Missiones
Site: www.iguazuargentina.comDuty Free Shop
Endereço: Ruta Nac. Nº 12 Km 1645,50 (antes da Aduana Argentina)
Horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo das 10h00 às 21h00
Fone: (54) 3757 421-050
Puerto Iguazú – Missiones
Site: www.dutyfreeshoppuertoiguazu.com

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
quais os dias e horarios de funcionamento das lojas em puerto iguazu ?
tb no paraguai ?
um abraço, Vivian