Um lugar imperdível no Brasil! Os Lençóis Maranhenses são um espetáculo à parte, com dunas e lagoas que parecem não ter fim. Contrastes da areia branquinha com o céu azul, onde é possível ver as nuvens passando rapidamente por cima das nossas cabeças, ficam ainda mais belas com o tom azul esmeralda das lagoas.
Acredito que este destino seja a cereja do bolo de toda a Rota das Emoções, que compreende também outros destinos paradisíacos, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).
+ Conheça a Expedição Rota das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão)
+ E siga @rotadasemocoesbrasil no Instagram
É fácil se hipnotizar com as lagoas cristalinas de águas doce. A dica é aproveitar para se refrescar entre uma duna e outra, durante uma caminhada. Vale até mentir para o guia dizendo que entrou um grão de areia no olho e que você precisa lavar para sair, hehehe. E por falar em grão de areia, tome muito cuidado com seus equipamentos fotográficos. Eu tenho um grão de areia “de lembrança” até hoje na lente da minha câmera. #triste

Existem diversas formas de visitar os Lençóis, podendo ser com “simples” passeios de quadriciclos, de barco, de 4×4 e até mesmo com pequenos aviões, em voos panorâmicos. Para conhecer os Pequenos Lençóis a entrada é por Paulino Neves, e os Grandes Lençóis tem sua porta em Barreirinhas. Existem diversas agências de turismo atuando na região.

3 Atrações Imperdíveis nos Lençóis Maranhenses
Pequenos Lençóis – Paulino Neves foi o ponto de entrada e onde pegamos o tour para conhecer de perto os Pequenos Lençóis (pelo Rio Novo). A bordo de um 4×4 fomos até o Morro do Mendanha e então cortamos a Praia do Barro Vermelho até Caburé, de onde saem os passeios de lancha até Barreirinhas. A região dos Pequenos Lençóis possui diversos atrativos, como passeios a cavalo, bugue, 4×4 e quadriciclos. Mas para andar nas dunas somente a pé! Ele está na beira do Rio Preguiças e sempre beirando o mar.
Passeio de Voadeira – O Rio Preguiças liga a Praia de Caburé até o Povoado de Mandacaru. Vale a pena subir o Farol Preguiças e ver toda a região lá do alto (são apenas 160 degraus). As praias, dunas, rios, manguezais e vilarejos ficam ainda menores do alto do Farol, e é possível perceber a grandiosidade dos Pequenos Lençóis (que de pequeno não tem nada). A visita a Vassouras é obrigatória para conhecer o “Porto dos Macacos”, que tem esse apelido devido a esses pequenos animais curiosos que se aproximam para ganhar banana dos turistas (tomem cuidado com seus pertences pessoais). Neste mesmo ponto, existem diversas dunas e lagoas impressionantes, já são os Pequenos Lençóis.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Certamente esse é um dos lugares mais incríveis do planeta! Os Lençóis Maranhenses possuem uma formação única no mundo, com milhares de dunas a beira mar e lagoas de água doce formadas por um lençol freático superficial, atraindo assim turistas de todo o mundo. O “Circuito da Lagoa Azul” é o mais famoso e passa por várias lagoas, dentre elas: a Lagoa Da Preguiça, a Lagoa dos Toyoteiros, a Lagoa Esmeralda e finalmente a Lagoa Azul. Parte do roteiro é de 4×4 (na estrada) e outra parte a pé (nas dunas).

Existem dois momentos para curtir esse passeio. O primeiro é pela manhã (saídas entre 8 e 9hs), quando o sol está mais alto deixando as dunas mais brancas e as lagoas mais cristalinas. E a tarde (saídas entre as 14 e 15hs), quando na hora mágica o pôr-do-sol deixa tudo dourado! Escolha o seu momento ideal e aproveite, mas não se esqueça de deixar este passeio agendado com antecedência.
Galeria de Fotos dos Lençóis Maranhenses
Onde ficar e onde comer
As opções são diversas. Existem diversas pousadas e restaurantes em Barreirinhas com boa infraestrutura para receber os turistas. Visitamos a Pousada Buriti e aproveitamos para almoçar lá mesmo.
Mas ficamos hospedados na Pousada Murici, na qual chegamos de lancha após o passeio no Rio Preguiças, que nos levou para conhecer de perto a Comunidade Tapuio que mantém até os dias atuais uma Casa de Farinha comunitária, onde todos os moradores podem utilizar para transformar a mandioca na farinha. É um passeio bem legal e super recomendo. O mais bacana é colocar a mão na massa, literalmente, e aprender como se faz a farinha. É por isso que eu AMO turismo de experiência!

Em uma das noites jantamos no Restaurante Deck Bistrô e conhecemos 3 pratos que em homenagem a Rota das Emoções ganham alguns nomes bem especiais. Vou deixar para vocês descobrirem lá! Garanto que são deliciosos.
LEIA TAMBÉM NOS BLOGS AMIGOS
+ Dicas do Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais lindos do Brasil
+ Roteiro de 4 dias nos Lençóis Maranhenses
+ Dicas pra conhecer os Lençóis Maranhenses
+ E siga @rotadasemocoesbrasil no Instagram
Saiba mais sobre a Rota das Emoções
Rota das Emoções: Jericoacoara
* Viajamos para a Rota das Emoções a convite do Sebrae em parceria com empresários de turismo das 3 regiões: Ceará, Piauí e Maranhão. E como sempre, as dicas e opiniões expressas aqui são totalmente baseadas em nossas experiências. A agência Rota das Emoções Brasil opera pacotes privativos e expedições em grupos todos os anos.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Conheci os Lençóis Maranhenses no ano passado e fiquei maravilhado com o lugar. Só queria ficar dentro daquelas lagoas de água doce para sempre!
Aiiiiii… nem me fale!
Sinto o mesmo desejo, hehehee