Paraíso escondido em meio a paredões rochosos e o mar, a Praia do Secreto foi descoberta neste último ano e já não é mais novidade pra ninguém. São apenas 12 metros de rara beleza e fragilidade que estão esquecendo de preservar. Este post não é pra ensinar como chegar na Praia do Secreto, e sim um desabafo sobre o que está acontecendo por lá.
A Praia do Secreto é na verdade uma piscina natural, pois não possui uma faixa de areia. A variação da maré é muito pequena e em certas partes a profundidade não cobre o pé. No cantinho direito tem até uma área que não dá pé, mas é menor do que você imagina.
São 12 metros de extensão por 5 largura. Você consegue imaginar 50 pessoas neste local em dia de semana? Já fica cheio. Agora multiplique isso por 10 nos fins de semana. Fica lotada. Impraticável curtir a Praia do Secreto desse jeito.
Agora eu pergunto: como alguém consegue ficar em uma praia assim socada de gente? Eu não gosto. Prefiro ir para a Prainha, Abricó ou Grumari, as praias selvagens do Rio, que mesmo com os limites de horário durante o verão são tranquilas (em número de pessoas, e não de carros). Ou até mesmo a Praia da Barra ou do Recreio. Não tem como ficar na Praia do Secreto por muito tempo com essas condições, no máximo, passar lá e tomar um banho rápido.
Impossível ficar o dia todo. Aliás, é possível para alguns, pois tem gente até levando barraca de sol e isopor com bebidas e comidas para passar o dia por lá. Já vejo o dia que terão barraquinhas nas pedras com vendedores disputando espaço.
Tem certeza que você quer saber como chegar na Praia do Secreto?
Ok, vamos lá! Depois não diga que eu não avisei. O acesso é por uma trilha na Avenida Estado da Guanabara (jogue no Google Maps), logo depois da Praia da Macumba, na Estrada do Pontal.
Em apenas cinco minutos você pode chegar lá descendo um paredão rochoso de 15 metros de altura, ou atravessando uma faixa de mar entre pedras e ondas revoltas. O paredão é tão íngreme que sinceramente não sei se vale o esforço pra descobrir como chegar na Praia do Secreto. Já vi várias pessoas desistindo.
Talvez se a descida fosse de rapel seria mais emocionante. Mas a pedra é tão quente, que é impossível ficar nela por muito tempo. A localização exata é difícil de explicar com palavras. É mais fácil pedir pra alguém que já foi te levar lá também.
Ela fica entre a Macumba e a Prainha. Não passa ônibus no local (graças a Deus) e portanto só é acessada de carro ou bike, ou por moradores da região.
Perrengue? Sim. Vale o esforço? Não sei. Se tiver vazia, sim. Se tiver cheia, não.
Indo durante a semana é mais fácil de encontrá-la “menos cheia”. Mas nos fins de semana, acredite, será só stress pra chegar lá. Primeiro que não tem onde estacionar, segundo que vai estar lotada com certeza, e terceiro que você vai se irritar com o que verá. O passeio de ir a praia no fim de semana para relaxar pode facilmente virar um programa de índio.
E a preservação da Praia do Secreto? Onde fica?
Não fica. Não existe nenhum tipo de controle. Vi latinhas, garrafas d’água, bitucas de cigarro, sacos de salgadinhos, e outras coisas largadas pelas pedras. “Basta uma rajada de vento para cair na água”, pensei. E meu pensamento virou realidade logo em seguida. Vi até um dono de cachorro fingindo que não viu seu amiguinho fazendo cocô na única parte de areia disponível durante a maré baixa. “Ahhhh, a maré leva”, foi a desculpa que ouvi.
Fiquei pensando muito se eu escrevia esse post ou não. Já vi muitos sites e blogs indicando como chegar na Praia do Secreto, e o Globo, G1, UOL, Terra e muitos outros já tiveram esse trabalho. O que eu não vi foi ninguém falando em proteção, preservação, cuidados com o ambiente natural, etc.
Eu confesso que estava louco para conhecer a Praia do Secreto de tantas fotos lindas que vi nas redes sociais. Mas depois que estive lá e vi com meus próprios olhos acabou um pouco o encanto. Não que a praia seja feia. Pelo contrário, é linda de cair o queixo, mas pelos inúmeros motivos que já listei durante essa matéria.
Deixo um pedido a vocês que chegaram até aqui. Podem ir lá conferir a Praia do Secreto de pertinho. Ela merece ser visitada, mas pensem nas próximas gerações. Pensem também em divulgar da forma correta, conscientizando as pessoas a cuidarem desse bem natural. Pelo que percebi, é um local muito frágil, e se continuar sendo explorado do jeito que está, não vai durar por muito tempo.
Vejam também:
Day Tour nas Praias Selvagens do Rio
Será uma grande pena perder esse pequeno paraíso escondido. Se você concorda com esse texto, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Os verdadeiros amantes da Praia do Secreto agradecem. Vamos agir!
E deixem também seus comentários abaixo.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Que praia linda! Fiquei com vontade de conhecer.
Bjooo
Quando vier aqui te levo lá… mas tem q ser dia de semana, hehehe 😀
Saudades! Bjs
Conheci ela esse ano, mas foi impossível descer.. =(
É uma pirambeira né? Hehehhe
Adorei o relato, Mauricio! Super espirituoso e sincero!!!
Vi a primeira foto do post e pensei “nossa, preciso conhecer esse paraíso”! Continuei a leitura e passei a pensar “putz, que roubada”! Hahaha.
Mas vou guardar esse nome e quem sabe um dia… quando estiver no Rio fora de temporada… no meio da semana… eu crio coragem e apareço pra conhecer essa praia! Hehe
Abraço,
Laira
Hhahaha, pois é… Ultimamente tem sido uma roubada mesmo ir lá. É rezar pra essa moda passar e ir lá.
O lugar é realmente lindo e merece ser visitado. Mas não com tanta gente. 😉
Abração
Sinceramente, concordo com tudo o que disse.
Em modo geral nunca gostei de praia lotada e muito menos ir ao fins de semana. Gosto e curto lugares tranquilos, sem muitas pessoas… na verdade existem muitas pessoas sem noção e mal educadas que não sabem preservar aquilo que lhe “pertence”.
Pretendo conhecer o lugar, já que moro tão perto e nunca havia ouvido falar da Praia do Secreto. Estou curioso !
É isso aí Tarsis! Disse tudo.
Tb prefiro ir dia se semana. Se quiser companhia, é só falar. 😉
Tamo junto.
Abs
ola amei esse local alguém sabe ir ? Queria mto irrrrrrrr…ou me ensinar como faz pra chegar lá ? Aguardo um sinal d alguém heheh
Mas tá escrito no post! 😀
As pessoas gastam rios de dinheiro para conhecer Noronha, por exemplo, e acham maravilhoso todo o cuidado que se tem com a preservação ambiental de lá, mas ao conhecerem um lugar paradisíaco que não possui um órgão de proteção pra aplicar multa ou cobrar um valor exorbitante para entrar e permanecer, parecem que esquecem a educação em casa e fazem o possível para acabar com toda a beleza do local. Óbvio que nem todas as pessoas são assim. Mas é lamentável.
É verdade Juliana. Uma pena que as pessoas ainda pensam desse jeito. Espero que façam algo para proteger a Praia do Secreto enquanto ainda dá tempo. Bjs.
Tenho muita vontade de ir nessa praia, de onde eu moro, dá para ir a pé! Mas fico preocupada com o caminho, pois tenho crianças. As fotos são lindas… será que é mais fácil ir pelo mar? Ótimo o post, parabéns.
Eu fui pelo mar e vi várias crianças por lá. Você tem que tentar ir na maré baixa, quando a água não chega nem na cintura. Mas cuidado pra não ficar mto tempo lá e a maré subir. Veja a tábua de marés. 😉
Concordamos em numero e grau!
inclusive falamos desse assunto essa semana no insta. estamos muito indignadas com a FALTA DE RESPEITO pela natureza!
E no verão é sempre pior! Algo tem que ser feito.
Moro em frente, e acho uma puta de uma sacanagem esse monte de gente sem nenhuma conciência estar em um lugar tão democrático, aproveitando desta “democracia” para acabar com um dos poucos cartões postais naturais e preservados que temos no RJ.
Pois é Hercules. Antes era muito mais tranquilo e limpo. Já vi até pessoas levando cachorro. E pior, os vi mijando e cagando na água! E lógico que seus donos não fizeram nada. Ouvi: “ahhh, o mar limpa”. Triste né?
Infelizmente também vi o mesmo, para que levar cachorro a praia?! Triste que a maioria das pessoas são tão mal educadas e porcas. Deveria ter uma fiscalização, guardas municipais para proibir as pessoas de fazer tais coisas, e colocar um limite de pessoas por dia. Quem dera as pessoas tivessem bom senso.
É triste né?
Nao ha limite de pessoas e/ou carros nas demais praias citadas por você. Informação equivocada. Nas selvagens não há qualquer impedimento ou controle de entrada. Talvez por isso a Praia do Perigoso esteja igual à Copacabana nos fds de verão: lotada e imunda. A do Meio segue o mesmo caminho. Erosão e degradação ambientais em franco (e assustador) crescimento.
Oi Luciana, durante o verão TEM SIM limite de entrada de carros para o acesso a Grumari! Abs
ADOREI VER AS FOTOS,CURTO MTO…POREM SE FOR P CONHECER,PREFIRO MEIO DE SEMANA.
SERA QUE VAI ESTAR LOTADA FIM DE ANO?? HEHEHE…:D
EM FIM, QUERO CONHECER ASSIM MESMO!
FIQUEI COM MEDO DO PAREDÃO QUE TEM QUE DESCER!! 😀
INFELIZMENTE AS PESSOAS NÃO SABEM PRESERVAR O QUE É DE GRAÇA.
SIM, com certeza estará bem cheio! hehehe… boa sorte. 😉
Nasci no Recreio dos Bandeirantes há 60 anos, depois sai e retornei há 30 anos, imagina como ela era, mas somente tive conhecimento que essa linda praia existe ano passado, através de um primo nascido no Recreio e susfista.
Ainda não fui conhecê-la, mas irei esse ano.
Esse meu primo e outros colegas estão indignados com essa frequência na praia, pois como você relatou, estão sujando a praia toda e invadiram o espaço.
Ela foi descoberta através de sites, sacanagem.
Descobriram o paraízo dos moradores antigos do Recreio, mas não estão preservando.
Visitem, mas cuidem também, se não vai acabar.
É o que eu prezo! Se eu puder conscientizar as pessoas a visitarem, mas cuidarem do local, é isso que vou tentar fazer sempre! O ambiente alí é muito frágil e precisa de cuidados para permanecer bonito. Uma pena estarem usando de forma descontrolada. Triste. Abs
Creio que se entupirmos o 1746 de queixas e sugestões, acionar o MP etc… Todos que verdadeiramente amamos o Rio, conseguiremos acabar com essa sacanagem toda!
É uma possibilidade 😉
Infelizmente dá até vontade de nem conhecer. Gostei da matérias, das fotos. As pessoas precisam entender a importância de preservar mas parece que é a mesma coisa que falar com uma porta… Da matéria só não gostei do seu comentário sobre não ter ônibus haha. É um preconceito contra esse pobre aventureiro que vos fala haha
Abraços
Hhahaha… mas tem opção… vc pode ir de ônibus BRT até o Shopping Recreio e de lá pegar um mototaxi ou taxi até a praia (ou ir a pé, é meio longe, mas dá, hehehe). Abração.
Fui há pouco tempo e achei uma delícia a piscina natural. De fato as pessoas precisam preservar. É importante levar a sério o conceito de EDUCAR. A educação é a solução para muitas falhas na sociedade. Enfim, a Praia do Secreto é um ponto interessante a ser visitado no Rio. 🙂
Disse tudo! Falta educação nas pessoas que visitam aquele pequeno e frágil paraíso. Espero que dê tempo das pessoas perceberem isso e pararem para cuidar.
Desculpa, mas essa praia nao foi “descoberta” em 2014. Para quem mora aqui na ZO, Recreio e Barra, ja conheciamos essa praia ha muitos anos. Agora com essa divulgação por blogs, sites e imprensa que todos souberam que ela existia. Antes sim era um paraiso, so quem morava por aqui conhecia, agora ficou impraticavel.
É triste ver no que ela tá se tornando. Realmente as pessoas não tem o menor cuidado com a natureza.
O cara q fez o texto queria a praia só pra ele, se escondendo atras de uma conversa fiada de preservação, essa gente é egoísta, tem q incentivar a população a ir mesmo e cuidar da praia.
Oi Erick, de que forma você faria esse incentivo da população para cuidar da Praia do Secreto? Dê sugestões. Adoramos críticas, principalmente as construtivas. 😉