Como eu já tinha dito em outro post, o Porto é daqueles tipos de cidade que é preciso fazer as coisas a pé, no seu tempo, curtindo cada ruazinha, cafeteria, padaria e paisagens belíssimas. O Rio Douro está logo ali ao lado e carrega um passado áureo repleto de histórias. Ali pertinho da Ribeira está o Bairro das Artes, que faz parte da Baixa do Porto, uma região deliciosa para fazer um roteiro a pé, vendo o tempo passar através de suas ruas charmosas.
Uma das tardes que estive por lá fui caminhar um pouco e descobri vários pontos de interesse e diversas lojas que resistiram ao tempo. Algumas barbearias, livrarias, sebos, lustres, discos, candelabros, ventiladores… É o antigo se misturando com o moderno, mas sem perder o charme.
+ Encontre Hotéis no Porto com até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem (obrigatório para a Europa)
+ Alugue um carro em Portugal sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G na Europa
+ 18 Encantos e roteiro da Cidade do Porto
+ Roteiro de 13 dias de carro em Portugal
+ Compre passeios e ingressos de atrações no Porto
Tentei remontar neste mapa que gerei no Google Maps um pouco do que fizemos a pé entre a Baixa do Porto e a Região dos Clérigos, até o Hotel Teatro onde estávamos hospedados. Farei a listagem em tópicos para ficar mais fácil de seguir. Para “visualizar” melhor o que fizemos veja este roteiro a pé no Porto, no mapa abaixo:
Visualizar Da Rota do Chá ao Teatro Hotel a pé, no Porto em um mapa maior
Roteiro a pé no Porto
Obs: O roteiro começa no balão vermelho e termina no verde. As letras fazem referência a ordem que os balões aparecem no mapa acima.
(A) Na Baixa do Porto você pode encontrar também diversas casas de chá, tais como a Tea House, que faz parte da Rota do Chá, no Porto. Gostei tanto desse lugar que fiz um post só para eles com várias fotos. É uma mistura de influência oriental e marroquina, com mais de 300 variedades de chás oriundos dos quatro cantos do mundo.
(B) A Rua Miguel Bombarda é conhecida como a Rua das Galerias. A mais famosa delas é o Centro Comercial Bombarda, com dezenas de galerias de arte reunidas em um só lugar e espaço para exposições permanentes e temporárias, dando oportunidade para todos mostrarem o seu trabalho. Com a crise na Europa essa foi uma região que se desenvolveu bastante. Com novas opções de restaurantes, lojas e artesanato. Muitas lojas fecharam, é claro. Mas a crise serviu também para a cidade se reinventar.
(C) A Câmara Municipal do Porto é daqueles prédios que fazem ficar um tempo apreciando. A torre principal possui 70 metros de altura e um relógio de carrilhão incrível. A fachada de granito é do início do século XX com doze esculturas representando as atividades ligadas ao Porto, como a viticultura, a indústria e a navegação.
(D) Mercados são sempre um dos pontos mais interessantes em uma viagem. O Mercado do Bolhão é um deles. Logo na entrada tem uma linda imagem de Nossa Senhora da Conceição, que é padroeira de Portugal, mostra a fé desse povo guerreiro.
(E) A Pérola Do Bolhão também faz parte do Roteiro do Chá no Porto e está do outro lado do Mercado do Bolhão. É só atravessá-lo para fazer uma viagem no tempo através de aromas e sabores do mundo. Continuando o passeio, encontramos diversos prédios cobertos de azulejos antigos nas ruas. Com suas eiras e beiras, e estilos diversos que resistiram centenas de anos de muita história.
(F) Recomendo dar uma pausa durante o seu roteiro e tomar um café em uma das muitas cafeterias locais. O Café Majestic é uma das 10 cafeterias mais bonitas do mundo! Mas dizem que o melhor café é o da Brasileira. Enquanto aprecia a vista e o ritmo das pessoas na rua, é só decidir por uma delas ou tirar a prova nas duas.
(G) O fim desse roteiro a pé no Porto foi no Hotel Teatro, pois era lá onde estávamos hospedados. Se tiver um tempero, este hotel é um lugar que merece a visita. Ele já foi um teatro no passado e passou por uma reforma para fazer o hóspede se sentir como naquela época.
São infinitas possibilidades de roteiros a pé que podem ser feitos no Porto. Recomendo muito que você saia andando descobrindo ruas por conta própria. Achei a cidade bem segura, mas como em toda cidade grande é sempre bom ficar alerta. De resto é só curtir e fazer lindas fotos.
Fiz outro roteiro a pé no Porto que vai dos Clérigos a Ribeira, passando por diversos pontos de interesse. Caminhando tive contato com uma das cidades mais gostosas de conhecer a pé, apreciando a arquitetura e vivendo como um local. Recomendo muito!
LEIA MAIS SOBRE PORTUGAL
+ Encontre Hotéis no Porto com até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem (obrigatório para a Europa)
+ Alugue um carro em Portugal sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G na Europa
+ 18 Encantos e roteiro da Cidade do Porto
+ Roteiro de 13 dias de carro em Portugal
+ Compre passeios e ingressos de atrações no Porto
Participam da ação #DescubraPortugal:
Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flávia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.
* Esta foi uma ação de divulgação turística promovida pela Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a TAP – Transportes Aéreos Portugueses em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem, e todos os posts foram escritos baseados em experiências vividas por mim durante a viagem.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Gostaria só de esclarecer um pormenor, o Centro Comercial Bombarda NÃO é um um conjunto de dezenas de galerias, é um Centro Comercial com lojas e comércio. A rua sim, tem imensas galerias. O Centro tem lojas com produtos diferentes e muito mais especiais que o habitual e está (felizmente) todo ocupado.
Oi Ricardo, muito obrigado por nos corrigir. Realmente me confundi na explicação, mas é exatamente isso que você falou. Gostei muito de lá e se eu pudesse teria ficado muito mais tempo percorrendo as lojinhas. Aliás, as galerias das ruas são incríveis tb. Dá vontade de comprar tudo, hehehe.