Confesso que eu estava curioso para conhecer um dos maiores e mais famosos cânions brasileiros. O Cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral e é um dos mais procurados para visitação em Cambará do Sul (RS). Seria a Pedra do Segredo a razão? Acho que esse é apenas UM dos motivos.
Sem sombra de dúvidas, o Cânion Fortaleza é um dos mais bonitos da região. São mais de 7 km de comprimento que garantem a ele o título de segundo maior cânion do Brasil (perdendo para o Cânion Guartelá), com paredões de mais de 900 metros de altura. Merece o clichê, pois ele é realmente de tirar o fôlego.
Junto com os Adventure Bloggers e em parceria com a Rota dos Canyons, tive a oportunidade de fazer fotos incríveis e ter experiências quase indescritíveis durante as trilhas nas bordas do Cânion Fortaleza.

Paisagens e aventura no Cânion Fortaleza
O nome do Cânion Fortaleza é devido seus paredões que lembram as muralhas de um forte, com pontes e torres. Além disso, a rica fauna e flora da região são complementadas com cachoeiras e a famosa Pedra do Segredo, que atrai turistas de todo o mundo.
Já no caminho, fomos surpreendidos por um Graxaim, que é uma espécie de raposa do campo ou cachorro do mato. Ela chegou bem próxima do carro e nos permitiu fazer fotos de pertinho. Ou ela é muito curiosa ou já está acostumada a receber comida de turistas.

A sede do parque é bem simples, e acho até que o ICMBio esqueceu da existência deles, tamanho abandono que encontramos por lá. Triste, mas pelo menos tem uma base de controle. Atenção: este é o único ponto para ir ao banheiro no parque!

Nossa primeira parada foi para subir a trilha que leva a parte mais alta do Cânion Fortaleza. Cenários de programas de TV, novelas e comerciais, seus enormes paredões causam surpresa e encantamento. Difícil descrever tamanha beleza.
Chegando ao topo, dizem que nos dias com poucas nuvens é possível avistar o litoral gaúcho e a planície catarinense do alto de seus paredões. Apesar do dia lindo que pegamos lá, havia uma nebulosidade no ar que não permitiu termos essa vista.

Cachoeira do Tigre Preto
Na volta, paramos o carro na estrada e após uma rápida caminhada chegamos à Cachoeira do Tigre Preto, bem na borda do Cânion Fortaleza. Mas para vê-la de frente é preciso passar por cima dela, atravessando o rio com pedras quase planas, parecendo um lajeado, que facilita a caminhada. Se o rio estiver baixo, dá para atravessar sem molhar os pés.
De um mirante é possível contemplar toda a beleza da cachoeira de frente, com suas três quedas d’água de mais de 400 metros de altura. Um lugar que os amantes da fotografia gastarão alguns minutos tentando os melhores ângulos para uma foto perfeita.

A Pedra do Segredo
Dando continuidade a trilha da Cachoeira do Tigre Preto é possível chegar até a Pedra do Segredo. É uma enorme pedra de 5 metros de altura e aproximadamente 30 toneladas, que parece equilibrar-se em uma minúscula base de poucos centímetros. Funciona como um sismógrafo natural.

Dicas pessoais
– A trilha pode ser feita de tênis ou bota. Use a opção que você se sentir mais confortável para fazer trilhas de longa duração;
– Bastões de caminhada são sempre úteis em longas trilhas. Eles ajudam a manter o ritmo e dão aquela forcinha que falta no fim da trilha, além de evitar tombos ou escorregões em travessia de rios;
– Leve uma mochila pequena com água e um lanche de trilha. Frutas frescas ou secas, e um mix de castanhas são bons energéticos;
– Se estiver sol, reaplique o protetor solar sempre que puder. Boné e repelente também são bem vindos;
– Há quem goste de caminhar de calça e camisa comprida. Se essa for sua escolha, opte por tecidos finos, leves e de rápida secagem;
– É sempre bom levar uma capa de chuva ou agasalho leve, pois o tempo pode virar de uma hora pra outra (a famosa “Viração” que é bem comum na região);
– Faça alongamentos antes e depois das trilhas. Parece besteira, mas esse simples ato evita lesões e dores musculares no dia seguinte.
Galeria de Fotos
Como chegar
O Cânion Fortaleza localiza-se a 23 km de Cambará do Sul (RS), e tem acesso pela CS-423. A estrada é de chão e fácil de chegar, basta ir seguindo as placas. O ingresso para entrar no parque e o estacionamento são gratuitos, e é obrigatória a utilização de guias para fazer as trilhas. O parque pode ser visitado todos os dias da semana, de 8 às 17hs (no horário de verão vai até às 18hs). A empresa Rota dos Canyons foi parceira nessa aventura e realiza diversos passeios na região, inclusive a trilha para as Piscinas Naturais do Cânion Malacara e a famosa Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho.
Para efeito de localização geral, o Cânion Fortaleza está no Parque Nacional da Serra Geral, em um dos lugares mais lindos do sul do Brasil e pode ser visitado tanto por cima (com acesso por Cambará do Sul) quanto por baixo (por Praia Grande e municípios da região), através da Serra do Faxinal, em uma rota repleta de atrações.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Muito legal… adoro passeios rodeados de natureza! Uma beleza esse seu post e cheios de dicas 🙂
Abs
Valeu Mirella! O que não falta é natureza para contemplar na região dos cânions. O lugar é belíssimo. Você tem que conhecer quando vier por aqui.
Obrigado por compartir. Aproveitei e divulguei seu blog com belas fotos do local no Pintereste e Twitter. Me traz boas lembranças da minha terra e saudade deste lugar.
Que legal Claiton. Muito obrigado 😀
Mauricio, todas as trilhas do Parque Nacional da Serra Geral tem que ser guiadas?
Se sim, qual o valor aproximado que é pago ao guia? Somente a Rota dos Canyons prestam este tipo de serviço na região? Obrigada e lindas fotos, Parabéns! Muito bom seu trabalho!
Oi Letícia, os valores variam de guia pra guia. Não sei te informar ao certo. Existem várias operadoras locais que atuam nos parques, mas fizemos com a Rota dos Canyons e gostamos muito. Mto obrigado pelos elogios ao nosso trabalho. Bjs.