As piscinas naturais do Cânion Malacara fazem parte do complexo de cânions do Parque Nacional da Serra Geral e são acessíveis pela cidade de Praia Grande, em Santa Catarina. Essa foi a primeira trilha que os #AdventureBloggers fizeram que funcionou como um test-drive para a Trilha do Rio do Boi, no Cânion Itaimbezinho. A aventura estava apenas começando.
Quem nos acompanhou e deu dicas importantes de como se comportar nesse tipo de terreno foi o pessoal da Rota dos Canyons. O Guilherme foi super paciente, amigo, prestativo e isso fez a diferença para encarar esse desafio.

Trilha do Cânion Malacara
Praticamente intocado e com pouca infraestrutura, a entrada para o Cânion Malacara é rústica e a trilha que percorremos é moldada conforme as leis da natureza. Para quem não tem um dia inteiro disponível e ainda assim quer sentir a energia de entrar na fenda de um cânion, essa é uma das melhores trilhas da região.
A caminhada possui nível moderado e é feita pelo leito do rio, repleto de pedras de todos os tamanhos. A ideia é ir devagar, de pedra em pedra, apreciando a fauna e flora, até chegar a uma das maiores Piscinas Naturais do Cânion Malacara.
O banho é praticamente obrigatório. As águas geladas convidam a um mergulho para relaxar os músculos e refrescar o corpo.
Quem vai fazer a Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho, normalmente faz essa trilha antes para saber como vai se sair. O tipo de terreno e dificuldade é o mesmo, porém a trilha do Cânion Malacara é muito mais curta.

Dicas pessoais
– A trilha é feita de tênis ou bota, e por vários momentos é preciso caminhar por dentro do rio. Portanto saiba que irá se molhar e não adianta tentar fugir. Use o mais confortável possível;
– Recomendo muito o uso de bastões de caminhada. Eles me ajudaram a manter o equilíbrio e postura durante as trilhas, e evitaram alguns tombos por conta das pedras escorregadias. Eu nunca tinha usado e gostei muito;
– Leve uma mochila pequena com água e um lanche de trilha. Frutas frescas ou secas, e um mix de castanhas são bons energéticos;
– Se estiver sol, reaplique o protetor solar sempre que puder. Boné e repelente também são bem vindos;
– Há quem goste de caminhar de calça e camisa comprida. Se essa for sua escolha, opte por tecidos finos, leves e de rápida secagem;
– Para proteger a câmera fotográfica guarde tudo dentro de um saco estanque. E é sempre bom levar uma capa de chuva e toalha compacta para se secar;
– Faça alongamentos antes e depois das trilhas. Parece besteira mas esse simples ato evita lesões e dores musculares no dia seguinte.
Galeria de Fotos
Como chegar
A entrada da trilha do Cânion Malacara fica a pouco mais de 5 km do centro do município de Praia Grande (SC), e a 3 km da Pousada Magia das Águas. A estrada é de chão e fácil de chegar. Não há cobrança de ingresso nesta área do parque, e o estacionamento custa apenas 5 reais por carro. Para esta trilha o serviço de guia é obrigatório.
Para efeito de localização geral, o Cânion Malacara está entre os cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em um dos lugares mais lindos do sul do Brasil.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Esse é um lugar que quero muito conhecer. Preciso adicionar esse parque nacional à minha lista! 😉
Belas fotos!
Abraços,
Lillian.
Tenho certeza que vocês vão fazer maravilhosas fotos por lá.
O lugar é inspirador e a paisagem muda a cada curva.
Obrigado 😉
Oi Maurício, tudo ok? Parabéns pelo blog!
Já estive no local, mas por má sorte o tempo fechou nas cabeceiras e por recomendação do guia(obrigatório e essencial, principalmente para casos como o que ocorreu com nosso grupo) tivemos que retornar antes do final da trilha. Segundo nos informou o guia, com a chuva pode ocorrer uma cheia repentina e nos pegar desprevenidos e até nos arrastar. Retornarei quando for possível. Sugiro tb a visita a São José dos Ausentes com cânions e cachoeiras de perder o fôlego, é possível subir a serra em Praia Grande com um carro com boa tração e preferencialmente mais alto, garantia de fotos incríveis e adrenalina pura! Na visita ao Cânion, encomende o almoço na fazenda Montenegro, na entrada do local. Comida tropeira da melhor qualidade. Na região, visite os Parques de Fortaleza e Aparados da Serra em Cambará do Sul, nas proximidades.
Aguarde os próximos posts Linkoln. Fizemos esse roteiro que você falou. A região é mesmo incrível. Gostamos muitos. 😉
O guia a gente consegue entrar em contato antes? Ou é na hora?
Tem que deixar tudo reservado antes, pois tem limite de saídas por dia. 😉
Qual o custo por pessoa pra fazer a trilha ?
Oi Sabrina, tem que entrar em contato com a agência que nos levou. Os preços estão sempre mudando, por isso nunca colocamos esse dado aqui no blog. Bjs